24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Atrações nos equipamentos culturais da Fundação de Artes de Niterói promovem a diversidade

Foto: Divulgalção

A diversidade será a tônica das atrações que ocuparão os equipamentos culturais da Fundação de Artes de Niterói (FAN) na próxima semana, nos dias 24 e 25 de maio. Na quarta-feira (24), a peça “Escória” entra em cartaz na Sala Nelson Pereira dos Santos. Já na quinta-feira (25), o Teatro Popular recebe a finalíssima do festival “Quanto Vale a Música?”. No mesmo dia, o Solar do Jambeiro apresenta o “X Ciclo de Leituras Dramatizadas” do ATACEN. Confira estes espetáculos e muito mais:

 “Escória” leva debate sobre homofobia ao palco da Sala Nelson Pereira dos Santos

Homofobia, violência e erotismo. Inspirada nesses elementos, “Escória” chega ao palco da Sala Nelson Pereira dos Santos, nos dias 24 e 25 (quarta e quinta), às 20h. O espetáculo, dirigido por Marcello Caridade, promete abordar assuntos importantes relacionados à população LGBTQIA+.

“Escória” tem como pano de fundo a cela de uma prisão, onde estão três homens acusados de crimes contra a comunidade LGBTQIA+. Ali, os atos cometidos são passados a limpo, ao mesmo tempo em que ocorre a descoberta de suas sexualidades.

Além de abordar graves questões sociais, o espetáculo reflete sobre a “homofobia internalizada” e a rejeição de si mesmo, projetada no outro. A peça experimental foi construída a partir de pesquisa cênica e psicológica, em que se destaca a plasticidade das cenas, carregadas de erotismo e violência, mas sem perder a poesia do teatro.

Serviço:

Escória
Data: 24 e 25 de maio (quarta e quinta)
Horário: 20h
Classificação: 18 anos
Duração: 70 min
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ
Ingressos: R$15 (meia-entrada) e R$30 (inteira)
Vendas: pelo site Sympla (https://bileto.sympla.com.br/) ou na bilheteria da Sala

Teatro Popular recebe finalíssima do Festival “Quanto Vale a Música?”

Conhecer músicas novas nunca é demais. Por isso, o Festival “Quanto Vale a Música?” chega ao Teatro Popular Oscar Niemeyer, no dia 25 de maio (quinta-feira), às 19h, com a proposta de reforçar o valor inestimável desta arte na vida das pessoas. O evento contará com a participação de artistas e bandas locais, que irão apresentar composições autorais para ampliar a playlist do público.

O Festival tem, ainda, duas audiências anteriores à finalíssima do dia 25. As seletivas são em duas fases: a primeira através do voto popular, e a segunda, no Clube Tamarilândia. Os melhores artistas são selecionados para concorrer na finalíssima no Teatro Popular.

Além de agitar a semana, “Quanto Vale a Música?”  tem o objetivo de incentivar o interesse da população pela música como fonte de cultura e lazer e promover o intercâmbio cultural entre profissionais de todo o país, revelando novos talentos por meio da música.

Serviço:

Festival “Quanto Vale a Música?”
Data: 25 de maio (quinta-feira)
Horário: 19h
Classificação: Livre
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ
Entrada: Gratuita*
*O público deverá retirar os bilhetes no site Sympla (https://www.sympla.com.br/)

Suspense será o tema do X Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN, no Solar do Jambeiro

A próxima performance do ciclo de leituras dramatizadas da ATACEN promete surpreender o público com um texto recheado de mistério e humor. Com direção de Cristina Francho, a leitura acontece na próxima quinta-feira (25), às 19h, no Solar do Jambeiro. A entrada é gratuita.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress