28.6 C
São Gonçalo
quinta-feira, maio 2, 2024

Advogado é acusado de espalhar alerta falso sobre bomba na OAB por meio de uma carta

Foto: Divulgação / Whatsapp

José Raimundo Rabêlo Muniz, um advogado e morador de Niterói, está sendo acusado de ser o autor de uma carta com informações falsas sobre uma bomba que foi deixada nos banheiros da sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) em 15 de fevereiro. De acordo com a polícia, Muniz estaria descontente por ter sido sancionado disciplinarmente e proibido de exercer a advocacia por seis meses, após ser submetido a um processo disciplinar na Comissão de Ética e Disciplina da OAB por apropriação indevida do dinheiro de um cliente.

A polícia realizou buscas na casa do advogado em Niterói e apreendeu diversos equipamentos eletrônicos, incluindo um computador e um celular. As imagens das câmeras de segurança do prédio da OAB foram analisadas, e um homem foi visto entrando no banheiro com uma pasta nas mãos na hora em que as cartas foram encontradas.

A OAB emitiu uma nota lamentando o fato de o autor da ameaça de bomba ser um advogado e afirmou que tomará medidas disciplinares éticas em relação a Muniz. Além disso, o órgão parabenizou a Polícia Civil pelo trabalho.

No dia em que as cartas foram encontradas, havia uma solenidade de entrega de carteiras de advogados aprovados em concurso na sede da OAB. Todos precisaram deixar o prédio, que foi esvaziado enquanto o Esquadrão Anti Bombas realizava buscas e verificava que a ameaça era falsa e que nenhum artefato explosivo havia sido deixado no prédio.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress