A importância da qualificação do professor de artes marciais

Mestre de Karatê e faixa preta de kickboxing, Renato Monteiro orienta que os alunos pesquisem sobre o profissional com quem pretendem treinar

Mestre Renato Monteiro é faixa preta 4º Dan de Karatê Shotokan e 1º Dan de Kickboxing. Conhecido professor de artes marciais, ministrando aulas em academias e projetos sociais, destacou-se, também, como Árbitro Esportivo, tanto no Karatê quanto no Kickboxing, sendo que, no  Kickboxing formou-se Árbitro no amador pela FKBERJ (Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro) / CBKB (Confederação Brasileira de Kickboxing) e no profissional pela WAKO PRO (World Association of Kickboxing Organizations).
De uma época onde os ensinamentos das artes marciais eram bem mais rigorosos, em questões de hierarquia, Renato Monteiro é somente elogios ao seu mestre, Gessy Vieira (falecido), por quem tem grande admiração. E ressalta a importância de se resgatar essa volta às origens, onde o respeito era a base das artes marciais e os alunos chegavam a enxergar seu mestre como um pai, como alguém a quem admirar e seguir o exemplo.

Com o crescimento das artes marciais e a grande procura nas academias, nos centros de treinamentos de lutas, projetos sociais e outros, o número de praticantes deu um salto, aumentando muito, e para todas as idades e gêneros. Hoje, tem médicos que indicam aula de artes marciais para seus pacientes, seja para tratar estresse, depressão, ansiedade, seja para perder peso, fortalecer a musculatura, aumentar o equilíbrio, melhorar o controle motor, e tantos outros benefícios. Porém o mestre Renato alerta para alguns riscos que podem ocorrer com esse crescimento acelerado:

“Com a quantidade de praticantes de artes marciais aumentando, tem que se tomar muito cuidado para não perder a essência da arte marcial. O crescimento das artes marciais é benéfico, mas é preciso ter zelo, porque a arte marcial, em si, se não tiver alguém com o preparo adequado para dar a aula, pode se tornar perigosa. Por essa razão, é necessário se tomar muito cuidado com quem se vai treinar. É preciso que o aluno faça uma pesquisa sobre o professor com quem pretende ter aulas para saber se realmente é graduado na arte marcial que está oferecendo e pra saber se é de uma federação ou confederação oficial.”

O professor ressalta, ainda, a importância das redes sociais para facilitar uma boa pesquisa. Com a internet, a facilidade das informações nos sites sérios, as páginas de divulgação de trabalho, tudo isso traz uma facilidade muito grande para que uma pessoa que deseje começar a ter aulas de alguma arte marcial possa fazer uma pesquisa bastante aprofundada sobre onde um professor se graduou, se a sua graduação lhe permite ser um professor de fato, se a instituição que o graduou é séria, há quanto tempo realiza determinado trabalho e a opinião de outros alunos.


É importante que a academia que vai contratar um professor de artes marciais faça a mesma pesquisa, para evitar contratar alguém que sequer poderá emitir um certificado que tenha validade, o que somente é possível adquirir através de uma Federação oficial. Um excelente exemplo é a FKBERJ, que mantem no site todos os seus filiados, do faixa branca ao faixa preta. Somente faixas preta de Kickboxing podem ministrar aulas e uma rápida pesquisa no site da federação pode mostrar se o professor é federado e possui a graduação correta que o torna apto para dar aulas.

Essa preocupação do mestre Renato Monteiro deveria ser a de todos, pois a arte marcial deve ser levada a sério. Devido a pandemia, suas aulas foram suspensas, mas os planos de fazer um trabalho voltado para resgatar os valores que lhe foram passados, continuam:

“Tenho um sonho de realizar um trabalho com crianças e adolescentes, para ensinar valores morais que estão sendo subjugados. Porém, alguns planos foram colocados na geladeira por conta de problemas pessoais e a pandemia. As expectativas acabam diminuindo, mas a esperança não. Espero que, com o término dessa pandemia, possa retornar os projetos de onde pararam e que tenha êxito na execução dos mesmos”, finaliza.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.