Manifesto busca conscientizar à população sobre violência contra crianças e adolescentes

A cada hora, quatro crianças sofrem violência doméstica e, a cada 15 minutos, uma criança é vítima de espancamento ou violência sexual no Brasil

02.

Esses dados alarmantes, provenientes da organização Childhood Brasil, motivaram especialistas a lançar um manifesto virtual com o objetivo de esclarecer a população sobre a violência contra crianças e adolescentes.

03.

A iniciativa propõe promover palestras em espaços públicos e privados, como escolas e igrejas do estado do Rio de Janeiro, 

04.

além de realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para debater políticas públicas que garantam a segurança das crianças, especialmente as mais vulneráveis, como autistas e pessoas com deficiência.

05.

O manifesto é parte da campanha Maio Laranja, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, comemorado em 18 de maio.

06.

A campanha foi instituída pela Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. A iniciativa busca não apenas conscientizar a população, mas também criar ações práticas para combater essa forma de violência.

07.

O manifesto propõe não apenas ações em espaços físicos, mas também a elaboração de materiais educativos acessíveis, como folhetos e vídeos informativos, e campanhas de sensibilização nas redes sociais.

08.

O objetivo é quebrar o ciclo de violência que vem crescendo e garantir um ambiente seguro para as crianças e adolescentes.

09.

A audiência pública na Alerj será um momento para discutir a implementação de políticas públicas efetivas e mecanismos de proteção para as crianças.

10.