30.1 C
São Gonçalo
quarta-feira, abril 17, 2024

“Verão com Ciência e Cultura” encerra primeira edição com mais de 400 horas de programação

Leia Mais

Com 105 atividades e 492 horas de programação, a Prefeitura de Maricá encerrou na quinta-feira (08/02) o “Verão com Ciência e Cultura”. O evento, que teve início em 8 de janeiro, foi uma realização do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Para o presidente da autarquia, a iniciativa aproximou a população de Maricá de diversos projetos, percorrendo sete locais com a programação. São eles: auditórios do ICTIM e da Emar, Incubadoras de Inovação Social em Tecnologias, em Cultura e em Robótica e Sustentabilidade, Espaço Nave – Casa da Ciência/Planetário, e Quiosque do Chopp.

“O Verão com Ciência e Cultura, projeto iniciado no ano de 2024 pelo ICTIM, trouxe a oportunidade de uma relação mais próxima com o cidadão de Maricá, com a população, com equipamentos públicos, através de seus colaboradores e funcionários. Toda a população e os colaboradores tiveram uma vivência em todos os segmentos, em todas as áreas, sempre conectadas para permitir que o município de Maricá possa ofertar cada vez mais serviços de qualidade à população, transferindo conhecimento e tecnologia para a população. Que venha o inverno, o novo verão e que o ICTIM esteja sempre conversando com a população, com todos os benefícios já elencados para a população de Maricá e com a percepção de Maricá”, ressaltou o presidente Cláudio Gimenez.

Das 105 iniciativas, foram 36 workshops, 32 palestras, 23 minicursos, nove mostras, três oficinas e dois cursos, que contaram com 57 profissionais ministrando essas atividades. Ao todo, participaram 764 inscritos. De acordo com o diretor de Tecnologia do ICTIM, o saldo do evento foi positivo.

“Os resultados do Verão com Ciência e Cultura são expressivos. Ainda vamos senti-los ao longo do tempo. O importante é que evento dialogou diretamente com a sociedade sobre o fazer científico e tecnológico em nossa cidade. Se há um aprendizado que fizemos recentemente, especificamente nos últimos anos é de que precisamos discutir, debater, refletir, ponderar sobre a Cultura e os artefatos da Ciência e da Tecnologia em nossa sociedade. Nesse sentido, Maricá e o ICTIM estão contribuindo belíssimamente para esse debate. Vamos em frente!”, destacou o diretor Marcio Campos.

Vale ressaltar que o ICTIM emitiu certificados para as iniciativas de capacitação, chegando a 707 entregues. Outra ação importante foi captar a percepção dos participantes, fazendo questionários logo após o término das atividades.

O evento teve o apoio de divulgação e participação da Prefeitura de Maricá em peso, como a Casa do Autista, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, a Escola Municipal de Administração (Emar), a Diretoria de Economia Solidária da Codemar, e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Formação, junto ao Passaporte Universitário.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress