23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 24, 2024

Teatro Municipal recebe o lançamento do projeto “Cria SG”

Fotos: Fábio Guimarães / Prefeitura de SG / Divulgação

Inclusão e oportunidades através da cultura. Essa é a ideia do projeto “Cria SG”, desenvolvido pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura, que visa ser o pontapé inicial para aqueles que desejam ter a arte incluída na trajetória de sua vida. O projeto prevê a oferta de aulas gratuitas, para maiores de 14 anos, de teatro, dança, música, coral, artesanato e audiovisual nos equipamentos de cultura da cidade. Nesta sexta-feira (28), a população pôde conhecer um pouco mais o “Cria SG”.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Beto Baiano, o grande estímulo de dar início ao projeto foi o depoimento de uma mãe enquanto visitava uma exposição no hall do Teatro Municipal.

“Sempre tivemos o desejo de desenvolver o projeto, mas após o pedido dessa mãe, que me confidenciou que seu grande sonho era ter o filho mais novo envolvido com a arte, pois não conseguiu proporcionar o mesmo para o mais velho que, infelizmente foi para a vida do crime, logo nos movimentamos para tirar essa iniciativa do papel. Sabemos que a arte salva vidas! Além disso, entendemos que precisamos profissionalizar os artistas da nossa cidade. Nossa expectativa é tornar a cultura acessível”, afirmou o secretário.

Nesta sexta-feira (28), os professores envolvidos na iniciativa ministraram um workshop de lançamento do projeto para apresentar a dinâmica dos cursos para a população. Os alunos do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho participaram da atividade.

“O ‘Cria SG’ surge com a ideia de promover a cultura para todos na cidade. Sabemos que nem todo mundo tem condições financeiras de investir em estudos artísticos e, por isso, vamos proporcionar aulas gratuitas com professores gonçalenses reconhecidos no ramo. Acreditamos que, através do projeto, vamos conseguir transformar muitas vidas e temos certeza que vamos descobrir muitos talentos”, destacou Brayan Estarneck, professor de dança do “Cria SG”.

A previsão é de que as aulas tenham início na segunda quinzena do mês de maio. Os interessados em participar do projeto podem comparecer aos equipamentos culturais da secretaria com identidade, CPF, comprovante de residência.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress