19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Tanguá inicia conversas para criação de unidade de conservação ambiental

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (29), Tanguá recebeu a visita da superintendente de gestão ecossistêmica da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS, Renata Lopes, que esteve em reunião com as secretarias de Meio Ambiente e Cultura e Turismo.

Durante o encontro, estiveram em pauta diversos assuntos relacionados ao meio ambiente e à criação da mais nova unidade de conservação, que será realizada na área em que se localiza a lagoa azul.

Foi demonstrado o interesse pelo local onde anteriormente era realizada a extração mineral, com projetos para transformá-lo em um monumento de contemplação natural, agregando valor ao turismo do município e dando um novo sentido à visitação na área, fazendo parte da educação ambiental e proporcionando uma exploração economicamente sustentável e ambientalmente sadia para Tanguá.

Na ocasião, o secretário de Cultura e Turismo, Reginaldo Garcia, apresentou as idéias elaboradas para a futura utilização da área, e que agora serão atualizadas com os parâmetros recomendados pela SEAS e pelo INEA.

A SEAS, por meio do Programa de apoio à criação de Unidades de Conservação Municipais (ProUC) e do Pró-Espécies, PAN RJ, iniciará um estudo na Serra do Barbosão à procura de espécies endêmicas na fauna e na flora do município, únicas na determinada região e que podem estar em risco de extinção.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress