19.5 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Suposto acordo entre autoridades e Comando Vermelho leva secretário estadual para a cadeia

Secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, foi preso pela Polícia Federal que afirma que ele fez acordo com o Comando Vermelho (Divulgação)

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira (17), na Operação Simonia, Raphael Montenegro, secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Rio, e dois subsecretários da pasta.

Segundo a polícia, as autoridades que chefiam a Seap negociaram acordos com chefes do Comando Vermelho (CV) “em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas”.

Entre os acordos, estariam o retorno de criminosos presos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para presídios do Rio de Janeiro, onde a influência dos traficantes nas comunidades dominadas fica mais fácil de ser exercida.

Além disso, seria facilitada a entrada de celulares, drogas, e dinheiro nas unidades prisionais do estado, o que é proibido. E franqueada a visita de pessoas do convívio dos bandidos.

A soltura irregular de Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, de 50 anos, “um criminoso de altíssima periculosidade, contra quem havia mandados de prisão pendentes” foi o estopim da operação, autorizada pelo Ministério Público Federal.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress