26.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 24, 2024

Seop apreende veículo suspeito de clonagem com auxílio das câmeras de segurança

Foto: Divulgação

Com auxílio das câmeras da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional de Maricá (Seop), um veículo foi apreendido na quarta-feira (10/05) por suspeita de placa clonada na Avenida Francisco Sabino, no Centro.

Por volta das 14h, o sistema de cercamento inteligente via monitoramento de câmeras identificou um veículo circulando em Maricá com uma placa idêntica a outro carro registrado no município de Valinhos, em São Paulo. As equipes que atuam no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) iniciaram o acompanhamento e acionaram policiais do Programa Estadual de Integração e Segurança (Proeis) e da 6ª Companhia de Maricá.

Os agentes fizeram a abordagem no Centro e o condutor foi levado para a 82ª DP para prestar esclarecimentos. O condutor foi liberado e o veículo ficou retido para ser periciado. Em contato com a cidade de Valinhos (SP), foi verificado que o veículo com a mesma placa estava em uma agência de vendas.

“O trabalho do Ciosp vem se mostrando fundamental para a segurança da cidade. Os bancos de dados inteligentes acusam quando veículos roubados, furtados ou clonados passam pelo nosso município. Imediatamente uma equipe é acionada para abordagem ao suspeito. Esse sistema é constantemente aperfeiçoando para prestarmos um serviço cada vez mais eficiente para a população”, destacou o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Veras.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) conta com 233 câmeras de monitoramento, instaladas em mais de 200 pontos para auxiliar nas ações de segurança, 94 delas possuem tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres, que auxilia na identificação de placas contribuindo para a identificação de veículos clonados ou roubados.

O equipamento tecnológico instalado em locais estratégicos da cidade auxilia o trabalho de todos os agentes de segurança que atuam no município (Guarda Municipal, Ordem Pública e Polícia Militar). Instalado em 2016, o CFTV é utilizado para reforçar a segurança a partir do monitoramento e controle de acesso à cidade com a transmissão das imagens para monitores do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress