23.9 C
São Gonçalo
sábado, abril 13, 2024

Secretaria de Cultura finaliza oitivas da Política Nacional Aldir Blanc

Encontro aconteceu durante quatro dias no Cine Henfil

Leia Mais

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, finalizou na quinta-feira (29/02) as oitivas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Programa Municipal de Arte e Cultura (Proac). Os encontros aconteceram no Cine Henfill, no Centro, nos dias 20, 22, 28 e 29 de fevereiro e tiveram o objetivo de escutar as demandas dos fazedores de cultura da cidade.

Nos dois primeiros encontros, os participantes abordaram a Lei da Cultura Viva, as medidas de acessibilidade ao edital da PNAB e as garantias para se ampliar a cultura no município. Já nos dois últimos, as discussões giraram em torno das faixas de valores e das linguagens contempladas nos editais do Proac, tendo como base o ano de 2023.

Presentes ao evento o secretário da pasta, Leandro Dasilva, a representante do Núcleo de Projetos e Editais da secretaria, Raquel Simões, a presidente do Conselho de Cultura de Maricá, Marília Danny, e o coordenador de teatro da Cultura, Álvaro Ferreira, além da sociedade civil por meio dos fóruns municipais e dos artistas locais.

Para Leandro, recursos da ordem de dois milhões de reais, no caso do Proac, e na faixa de um milhão e 300 vindos da PNAB, requer a devida atenção no sentido de serem bem e democraticamente direcionados: “Daí a importância das oitivas”, diz. Raquel, por sua vez, destaca a relevância de se construir os editais de maneira horizontal e inclusiva. “O material produzido neste processo permite a construção de políticas públicas afirmativas e estruturantes”, conclui.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress