Saquarema oferece fisioterapia respiratória para pacientes com sequelas da Covid-19

Foto: Divulgação

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Saquarema, está oferecendo fisioterapia respiratória para usuários dos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com sequelas respiratórias devido à Covid-19. Os atendimentos são realizados via WhatsApp, e os exercícios gravados em vídeos para facilitar a compreensão dos pacientes.

Segundo a coordenadora do NASF, Daniela Almeida, as fisioterapeutas do Núcleo iniciaram um trabalho específico e o acompanhamento dessas pessoas é realizado por via remota nos casos que testaram positivo e que, apresentam desconforto respiratório.

“Esses pacientes são acompanhados e supervisionados pela equipe de quatro fisioterapeutas, que atendem as 16 unidades de saúde ESF. Entendemos que, diante de toda problemática que estamos vivendo, os cuidados com a higiene e o suporte técnico quanto à resistência e superação de alguns sintomas, bem como informações sobre a doença, são fundamentais para o restabelecimento completo dos pacientes”, destaca Daniela.

De acordo com a equipe de fisioterapia, os exercícios respiratórios tem como objetivo aumentar e fortalecer a capacidade respiratória nos pulmões comprometidos pelo coronavírus.

“A fisioterapia contribui também para evitar complicações e prevenção do pulmão de quem já se curou da doença, de quem está se recuperando em casa e de quem acabou de sair da UTI . O vírus ataca os alvéolos pulmonares, diminuindo o movimento do pulmão e comprometendo a passagem de oxigênio para corrente sanguínea. As vias respiratórias ficam debilitadas”, explica a fisioterapeuta Queliane Oliveira Martins, uma das profissionais que tomou a iniciativa da implantação do serviço.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.