25.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 18, 2024

São Gonçalo: Vigilância Ambiental concentra ações no combate ao Aedes aegypti

Equipes de motofogs reforçam programação nos bairros  

Leia Mais

Para intensificar as ações contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo vai usar todas as equipes das motofogs para a realização da pulverização de inseticida a partir desta semana. A sanitização contra o coronavírus ficará suspensa por tempo indeterminado. Devido ao feriadão do Carnaval, a pulverização acontecerá quinta-feira (15) e sexta-feira (16).

São Gonçalo está com as doenças controladas na cidade, com médio risco de contaminação, pois realiza o trabalho de prevenção durante todo o ano. No entanto, como há epidemias em cidades vizinhas, a ação será ampliada, principalmente nos bairros com mais casos notificados.

A população deve ficar atenta aos cuidados com acúmulo de água parada. Para ajudar no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, os moradores devem evitar qualquer acúmulo de água por menor que seja. Vale lembrar que qualquer gota d’água pode se tornar criadouro do mosquito e a manutenção e limpeza dos locais deve ser realizada toda semana.

Por isso é importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados.

Os locais de aplicação do inseticida são definidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental com base nos casos notificados pelo setor de Vigilância Epidemiológica. As ações acontecem em todos os dias úteis da semana, com exceção de feriados, pontos facultativos e dias chuvosos.

A Vigilância Ambiental também mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.

Programação do controle das arboviroses:

Quinta-feira (15): Engenho do Roçado, Ipiíba, Santa Isabel, Estrela do Norte, Tenente Jardim, Morro do Castro, Luiz Caçador, Recanto das Acácias, Nova Cidade e Porto da Pedra

Sexta-feira (16): Porto Novo, Colubandê, São Miguel, Zumbi, Pita, Alcântara, Jardim Alcântara, Palmeiras e Trindade

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress