20.9 C
São Gonçalo
sábado, junho 22, 2024

São Gonçalo terá mutirão de mamografia durante Outubro Rosa

Foto: Julia Passos

No ano de 2019, mais de 8 mil mamografias foram agendadas no mutirão realizado pela Prefeitura de São Gonçalo durante o Outubro Rosa. Pensando em ampliar ainda mais o acesso aos exames de prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um calendário especial para a campanha deste ano. A partir da próxima segunda-feira (5) até o dia 31 deste mês, os exames poderão ser marcados em cinco endereços diferentes, entre shoppings e unidades de saúde, de segunda a sexta-feira.

As marcações serão realizadas no Shopping Partage, São Gonçalo Shopping, Pátio Alcântara, Centro de Imagem e Espaço Rosa, em diferentes horários. É importante destacar que o exame de mamografia anual é recomendado às mulheres a partir dos 40 anos, mas, em casos de histórico familiar de câncer de mama, a realização do exame é indicada a partir dos 35 anos.

Segundo o secretário de saúde, Jefferson Antunes, o resultado de ações como essa costuma impactar positivamente a população, pois alerta para a necessidade do exame. É importante que as mulheres tenham atenção com suas próprias mamas, ainda mais se já tiverem casos na família.

“Queremos reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis à postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas, já que diagnosticando precocemente o câncer, existe 95% de chance de salvar a vida da mulher. A principal ferramenta é a conscientização em conjunto com a prevenção”, explica o secretário.

Para realizar a marcação é necessário que a paciente esteja munida do pedido do médico do SUS, cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência (originais e cópias). Todos os agendamentos podem ser realizados de segunda a sexta-feira.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress