25.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 18, 2024

São Gonçalo: Pista de skate inaugurada na Praça do Rocha atrai skatistas

Praça revitalizada foi entregue pela Prefeitura em janeiro deste ano

Leia Mais

Um mês após a reinauguração da Praça do Rocha, que foi revitalizada pelo programa Praça Renovada, da Prefeitura de São Gonçalo, a pista de skate do local continua chamando a atenção. A pista, que foi nomeada carinhosamente de “Farlane Vinicius Skate Parque”, em homenagem ao jovem falecido, que oferecia aulas da modalidade no local, atrai o olhar da comunidade skatista, que se sente honrada de ter um espaço para treinar e que também ajude aqueles que querem começar no esporte.

O projeto Praça Renovada revitaliza os espaços de lazer da cidade e os transforma considerando as características originais e as demandas dos moradores. No Rocha, as pessoas pediam por uma pista de skate e a obra do local foi acompanhada por gonçalenses ligados ao esporte, como Ayrton Moreira, diretor técnico da Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (Faserj).

“O projeto chegou para a gente através da Prefeitura. Consultamos alguns skatistas e chegamos a um consenso, lapidando o projeto inicial, com a área que foi destinada para a pista. Desde a década de 80, quando eu comecei a andar de skate, a gente batia na porta da Prefeitura pedindo algo do tipo e, dessa vez, aconteceu. Além disso, há uma intenção de levar esse projeto para outras praças. Isso vai ajudar novas pessoas a iniciarem no skate e essa pista é ótima para quem quer aprender”, disse o serigrafista de 53 anos, que mora no Alcântara.

A pista de skate atende a duas modalidades do esporte: a street e a mini ramp. No espaço, foi feita uma rampa curva, um funbox (com corrimão, rampa de meio e uma caixa) e uma rampa de 45°.

Wendel da Silva Araújo, de 40 anos, também é skatista e acredita no incentivo ao esporte com a pista. “Sou instrutor formado em skate, estou no esporte há 28 anos e dou aulas. Como sou instrutor, também acompanhei as obras. Acho importante a construção dessa pista, o skate se tornou um esporte olímpico e agora, com esse incentivo, pode sair um novo campeão daqui do Rocha por causa desse projeto”, disse.

O programa Praça Renovada é realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Conservação, com projeto idealizado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). A Praça do Rocha foi inaugurada em janeiro deste ano.

Outras novidades na Praça do Rocha – Outro diferencial da Praça do Rocha foi a inclusão de brinquedos acessíveis para as pessoas com deficiência, que complementam o novo design, novos equipamentos e concepção paisagística, além de uma área mais ampla para atividades físicas. A Praça do Rocha agora conta com novo playground com piso emborrachado, intervenção artística no piso central, iluminação de LED e quadra poliesportiva.

O programa Praça Renovada já passou pelos bairros Jardim Catarina (com duas praças), Boaçu, Vila Três, Raul Veiga, Laranjal, Coroado, Gradim, Jockey e Itaúna.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress