24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

São Gonçalo inicia projeto de saúde bucal em posto no Porto Novo

Foto: Julio Diniz / Prefeitura de São Gonçalo

A Unidade Básica de Saúde Haroldo Pereira Nunes, no Porto Novo, iniciou o projeto piloto de aplicação de flúor e orientação sobre saúde bucal nas crianças do bairro nesta quinta-feira (10). Mais de 30 crianças foram atendidas na ação. A intenção é realizar a atividade a cada dois meses, sem marcação prévia e aberto para todos os gonçalenses.

“Separamos esse dia para cuidar da saúde bucal das crianças. Não temos muita demanda de consultas para elas com o dentista. O público é mais de adultos. Começamos esse projeto para mostrar para as crianças e os pais que a saúde começa pela boca e que temos que cuidar desde pequenos. Não só as crianças aprendem, mas os pais também. E passam a orientar melhor os filhos em casa sobre a correta escovação, evitando várias doenças”, disse a administradora do posto, Carla de Souza.

O objetivo da iniciativa é prevenir doenças. Além da aplicação do flúor, os dentistas ensinaram como escovar e limpar os dentes corretamente em casa e distribuíram escovas de dente. Dependendo da avaliação feita pelos profissionais, algumas crianças saíram da unidade com consulta marcada para realizar os tratamentos dentários necessários.

“Acho muito válida a ação. É bom as crianças aprenderem que precisam cuidar dos dentes. Normalmente, eles têm preguiça de escovar. E pessoas de fora falando da importância é muito bom. Vou cobrar mais em casa também e virei em todas as atividades que fizerem”, disse a dona de casa Marinete da Silva, de 32 anos, que levou dois filhos ao local para participar da atividade de odontologia.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress