19.8 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

São Gonçalo: Hospital Luiz Palmier moderniza instalações

Foto: Divulgação

O Hospital Dr. Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, passou por novas reformulações estruturais para beneficiar pacientes e funcionários. A reorganização dos setores já foi efetivada e o acesso para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) será feito por um elevador, que já está instalado e recebendo obras no acesso.

A última mudança foi a troca de setores. As enfermarias que ficavam no segundo andar passaram para o terceiro e o setor de emergência psiquiátrica passou para o segundo andar. A troca permitiu que a emergência psiquiátrica ganhasse enfermarias maiores, área de alimentação e convivência, onde os pacientes fazem trabalhos de educação artística, manuais, educativos e têm televisão.

Por sua vez, o segundo andar ficou melhor adaptado com três enfermarias clínicas e todo o estar (local de descanso dos funcionários (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos) que fazem plantão de 24 horas) do hospital. O andar também ganhou uma copa.

“O terceiro andar era muito apertado para a emergência psiquiátrica. No segundo andar, eles estão com mais espaço. E antes o estar dos profissionais eram todos divididos pelos andares. Agora, todos estão em um único andar. Conseguimos melhorar a acomodação dos  profissionais, que também faz parte da humanização no atendimento”, explicou o diretor administrativo do HLP, Rodrigo Bastos.

Ainda neste mês, o acesso dos pacientes para o CTI será feito pelo elevador, que já está em funcionamento. As obras da entrada do equipamento estão sendo finalizadas nesta semana. Com o novo acesso, os pacientes não precisarão ser levados em macas subindo as rampas de três andares. Eles serão retirados da ambulância e levados de elevador.

“Estamos sempre pensando em o que pode ficar melhor para pacientes e funcionários. Vamos fazendo os ajustes necessários sempre que possível sem que o funcionamento da unidade seja afetado. O nosso objetivo é oferecer atendimentos de qualidade para a população, que tanto já sofreu com anos de abandono do poder público”, afirmou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

O HLP realiza cirurgias gerais (hérnia e vesícula), ginecológicas, urológicas, dermatológicas, de cabeça e pescoço, vasculares e bucomaxilofaciais.

“É uma determinação do prefeito Capitão Nelson que, cada vez mais, os gonçalenses sejam atendidos e tenham procedimentos dentro da cidade. Estamos trabalhando para melhorar a saúde do gonçalense, oferecendo o maior número de exames e cirurgias em nossas unidades de saúde”, destacou a subsecretária de Urgência e Emergência, Bianca Serour.

Modernização – Na gestão do prefeito Capitão Nelson, o HLP teve os três centros cirúrgicos modernizados, aumentando a capacidade de realização de cirurgias. As salas foram revitalizadas e receberam novos aparelhos de climatização, mesas cirúrgicas, bisturi elétrico e duas torres de vídeo – utilizadas para auxiliar as cirurgias feitas através de câmera, como as de vesícula e de hérnia.

Outra aquisição de grande relevância foi o arco cirúrgico em C, que possibilita realizar exames durante as cirurgias fornecendo imagens de alta resolução em tempo real.

O hospital também ganhou um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com 15 leitos. O local tem duas salas com cinco leitos cada e mais cinco leitos com isolamento – todos com ante sala e banheiros. Ele fica em uma área externa do hospital e em um local completamente isolado e com toda estrutura necessária. A mudança do CTI também possibilitou melhorar o fluxo dos centros cirúrgicos, que passaram a ter o pré e pós-operatório em um único ambiente.

A unidade também ganhou um auditório para pequenas reuniões, reformas do lactário, da Central de Material Esterilizado (CME) e do refeitório e camas elétricas para CTI e enfermarias. Além das mudanças físicas, houve trocas nos fluxos de trabalho, que já estão trazendo melhores resultados, como internações mais rápidas.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress