23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 24, 2024

São Gonçalo ganha Subscretaria da Pessoa com Deficiência

Foto: Fábio Guimarães / Prefeitura de SG

São Gonçalo deu um importante passo nesta quarta-feira (10) na garantia de direitos e promoção de políticas públicas para a pessoa com deficiência, a partir da criação da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, vinculada à Assistência Social. A apresentação pública da nova subsecretaria aconteceu no Espaço Mais conhecimento, no Partage Shopping.

Chamar a população e entidades ligadas à pessoa com deficiência para fazer parte deste momento pode ser considerado um marco no atual momento da cidade.

“Nossa gestão municipal está sempre atenta às necessidades dos munícipes com deficiência e a criação dessa subsecretaria vem ao encontro dessa preocupação do prefeito Capitão Nelson em garantir os direitos e a inclusão social de todos os gonçalenses. Queremos promover um atendimento humanizado, que respeite a diversidade e a individualidade de cada pessoa”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

A missão da subsecretaria é promover a inclusão no município, de forma a integrar e promover políticas públicas, acessibilidade e visibilidade para as pessoas com deficiência, pessoas com diversas deficiências, pessoas com transtornos globais de desenvolvimento e também pessoas com doenças raras, com superdotação ou altas habilidades, que são comparadas às pessoas com deficiência perante a lei.

“Nossa missão é dar dignidade à pessoa com deficiência, desenvolvendo trabalhos de forma integrada junto a outras secretarias e subsecretarias para novas políticas públicas. Hoje é um marco para nossa cidade porque a criação dessa subsecretaria veio através do prefeito Capitão Nelson, que sempre tem olhar atento às lutas das pessoas com deficiência”, destacou o subsecretário da Pessoa com Deficiência, Evangelista Ubirajara.

O plano de trabalho e objetivos da subsecretaria foram apresentados ao público e entidades diversas ligadas às pessoas com deficiência, pelo coordenador da Coordenadoria Municipal de Acessibilidade e Inclusão (Comai) Dr. Cristiano Marins Moreira.

Atuação e estrutura

A subsecretaria será encarregada de promover os direitos das pessoas com deficiência. Serão desenvolvidos programas e projetos que visam garantir a acessibilidade e a inclusão dessas pessoas em todas as áreas da sociedade.

A subsecretaria também vai buscar ampliação das ações desenvolvidas nos equipamentos ligados à pasta, que são o Centro Dia da Pessoa com Deficiência, localizado em Vista Alegre, e a Coordenadoria Municipal de Acessibilidade e Inclusão (Comai), que engloba a atuação do Espaço da Inclusão e do Espaço Azul.

Outro grande objetivo da subsecretaria é estabelecer parcerias com entidades representativas da pessoa com deficiência, a fim de promover ações conjuntas que possam expandir o alcance das políticas públicas voltadas para o público PCD.

Prestigiaram o evento Cyntia Rodrigues, subsecretária de Proteção Social Básica; Jair Mello, subsecretário de Proteção Social Especial; Ana Cristina da Silva, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres; e Maria Aparecida Furlani, subsecretária de Escuta Ativa.

Entidades e equipamentos municipais, como Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COPEDE), Centro de Referência Municipal em Autismo, Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo (Cadevisg), Cruz Vermelha, Associação de Espinha Bífida e Hidrocefalia, Comissão de Autismo da OAB, TEAcolher Mães, também estiveram presentes.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress