19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

São Gonçalo entrega Centro de Imagens à população

Foto: Divulgação

Um marco para a Saúde de São Gonçalo. A Prefeitura de São Gonçalo entregou à população, neste sábado (17), o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (CIESG), no bairro Vila Três. A unidade, erguida a partir de um ‘esqueleto’ abandonado há mais de dez anos por governos anteriores, vai realizar mais de 29 mil atendimentos por mês.

“Toda uma história cerca a entrega do CIESG. É uma grande satisfação poder disponibilizar para a população gonçalense um atendimento de alta qualidade e referência, assim como já oferecemos no Hospital do Câncer e do Coração, o HCCOR, que também já entregamos. O CIESG é uma conquista de todo gonçalense que agora não vai mais precisar sair da cidade para realizar exames de imagem”, destacou o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson.

O Ciesg vem para modernizar o atendimento médico do município de São Gonçalo e também absorver os atendimentos que eram realizados no Posto de Atendimento Médico (PAM) do Alcântara. Com isso, é esperado um aumento de 533% de atendimentos, ou seja, uma quantidade superior a cinco vezes o atendimento atual do PAM Alcântara.

“Essa é, com certeza, a maior conquista da Saúde de São Gonçalo. A cidade passa a ser uma referência nos atendimentos médicos. Graças ao grande trabalho que o Capitão Nelson tem feito, em parceria com o governador Cláudio Castro, os gonçalenses terão atendimentos de qualidade, humanizado e moderno”, disse o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

A nova unidade de saúde conta com 26 consultórios, com aparelhos de tomografia, ressonância magnética, raios X e mamógrafo, entre outros. Entre as especialidades oferecidas estão cardiologia, neurologia, neuropediatria, ginecologia, endocrinologia, pneumologia, dermatologia, ortopedia, angiologia, gastroenterologia, além de análises clínicas, teste ergométrico e cintilografia.

“Esse é mais um dos ‘elefantes brancos’ da cidade, abandonado por governos anteriores,  que o governo do Capitão Nelson transformou em um equipamento que vai oferecer serviço eficiente e de qualidade para a população. Quando eu era secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, o prefeito pediu para que fizéssemos um projeto para o espaço e assim foi feito. Hoje, gonçalense tem acesso a exames especializados com equipes altamente qualificadas”, afirmou o deputado estadual Douglas Ruas.

“Esse equipamento vai salvar muitas vidas. Sempre foi uma das principais prioridades no governo do Capitão Nelson, que junto com o governador Cláudio Castro e o secretário Dr. Luizinho, conseguiu realizar essa importante entrega. Muitas pessoas já perderam a vida pois não fizeram exames de imagem a tempo. Isso não vai mais acontecer na cidade”, completou o deputado federal Altineu Côrtes.

A inauguração também contou com a presença do vice-prefeito, Sérgio Gévu, do secretário de Saúde de São Gonçalo, Gleison Rocha, de todo o secretariado e de vereadores do município.

O CIESG vai atender aos gonçalenses que precisam de exames de imagens, acabando com o deslocamento para outras cidades, como sempre aconteceu. O atendimento será realizado mediante marcação antecipada junto às unidades de saúde, pelo sistema municipal de regulação.

Serão em média de 1.300 consultas, exames e serviços oferecidos por dia. Cerca de 12 mil exames de imagens, 15 mil consultas, além de 100 biópsias, 700 atendimentos de fisioterapia, 500 odontológicos e mil curativos por mês.

A construção do CIESG faz parte do eixo “Cidade Saudável”, meta 8, do Plano Estratégico Novos Rumos – desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais -, que visa a construção de um Centro de Imagem, que foi criada especialmente para ampliar a oferta de serviços especializados no município.

O CIESG fica na Rua Alagoas, 240, no bairro Vila Três.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress