19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

São Gonçalo debate plano de mobilidade com a população

Com o objetivo de promover a integração da sociedade civil, a equipe técnica da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo realizou a Leitura Comunitária do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob), na manhã desta segunda-feira (19), na Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, no bairro Porto do Rosa. O encontro contou com a participação de moradores do bairro. Mais quatro reuniões serão realizadas ao longo desta semana.

“Essas reuniões são momentos privilegiados que temos para enxergar a cidade com os olhos da população. Durante os encontros, recebemos sugestões excelentes dos moradores que conhecem cada canto do seu bairro e, com isso, adaptamos o projeto para melhor atendê-los. Não existe outra forma de desenvolver um projeto de mobilidade que não seja com a participação social. Já realizamos uma consulta pública através do aplicativo Colab, que também teve uma participação expressiva dos gonçalenses e, ao longo dessa semana, vamos realizar outras reuniões”, destacou a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa.

O plano é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do fluxo de trânsito, serviços de transporte urbano e infraestrutura de mobilidade urbana no município. Toda a relação que a cidade tem com os transportes será analisada para a elaboração do plano, por isso mesmo, a participação popular é necessária, sendo um dos pontos mais importantes para que o documento atenda plenamente a necessidade dos cidadãos.

O Plano de Mobilidade Urbana é obrigatório para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes e cidades que integram regiões metropolitanas, regiões integradas de desenvolvimento econômico e aglomerações urbanas superiores a um milhão de habitantes. Pela primeira vez, São Gonçalo terá essa importante ferramenta para entender como a mobilidade acontece na cidade, como essa dinâmica pode ser otimizada e modificada em função do fluxo de coletivos, carros, bicicletas e pedestres.

O Plano de Mobilidade Urbana de São Gonçalo integra três eixos do Plano Estratégico Novos Rumos: Gestão Eficiente e Transparente, Cidade Bem Cuidada e Organizada e Cidade Justa e Inclusiva.

Morador do Mutuapira, o inspetor escolar Matheus Guimarães, de 28 anos, participou da leitura comunitária e destacou a importância da participação da sociedade civil na elaboração do documento.

“Fiquei surpreso positivamente com a preocupação da Prefeitura em escutar a população para a elaboração do plano de mobilidade. Durante a reunião, pudemos falar sobre as potencialidades e as fragilidades da cidade. Fico muito feliz em poder colaborar com o plano”, afirmou Matheus.

As reuniões também serão realizadas nesta terça-feira (20), às 10h, na Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire; às 14h, na Escola Municipal Maria Amélia Areas Ferreira; e às 18h, no Colégio Municipal Estephânia de Carvalho. Já na quarta-feira (21), a reunião será às 10h, no Campus da Uerj do Patronato.

Todo gonçalense pode participar das reuniões, basta comparecer no dia e horário mencionado.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress