20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 18, 2024

São Gonçalo: Centro de Atendimento Veterinário do Alcântara reforça serviço de castrações

Nova unidade facilita acesso dos tutores de cães e gatos e agiliza cirurgias

Leia Mais

Inaugurado há um mês, o Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem) de Alcântara tem sido um importante aliado no serviço de castração gratuita de cães e gatos no município de São Gonçalo, que já conta com o Cavem Mutuá. Sob administração da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, o Cavem Alcântara já realizou 136 castrações e 170 consultas desde a abertura.

“A chegada do Cavem Alcântara, além de ampliar o número de vagas para cirurgia e consultas, facilitou bastante o acesso aos serviços para o público dos bairros próximos à unidade. A população tem comparecido em peso. Também temos conseguido contribuir para o controle populacional de animais abandonados”, disse Lorena Fernandes, responsável técnica do Cavem Alcântara.

A unidade conta com um centro cirúrgico e dois consultórios para as consultas ambulatoriais, além de recepção, setor administrativo, banheiros, sala de esterilização, sala de preparo das cirurgias de castrações, pós-operatório, copa e almoxarifado para os insumos e material de limpeza. Além das castrações, a unidade realiza consultas de casos de baixa complexidade, aplica a vacina antirrábica animal, faz curativos e aplica medicações injetáveis.

Há dois anos com Pretinho, a aposentada Nerci Nunes, que mora no bairro Bandeirantes, estava há um tempo tentando levá-lo para castração.

“Minha irmã pegou ele com 4 meses, mas não pôde ficar. Fiquei com pena e adotei e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Já tinha um cachorro e o Pretinho veio só para aumentar minha felicidade. Tentei castrar ele no castramóvel que ficou na Praça do Bandeirantes, mas não deixei ele no tempo certo de jejum e perdi a oportunidade. Mas os profissionais me indicaram o Cavem Alcântara e logo fui atrás das informações do que era preciso para o procedimento. Desde o primeiro momento fui muito bem atendida e hoje saio daqui feliz da vida com meu ‘filho’ castrado”, disse Nerci.

A estudante Beatriz Portugal, de 22 anos, moradora do bairro Santa Catarina, estava juntando dinheiro para castrar sua gata Tigresa pois não sabia que a Prefeitura de São Gonçalo oferecia o serviço gratuitamente, até que um amigo conseguiu castrar seu gato no Cavem

“Peguei a Tigresa na rua há pouco menos de um ano e, desde então, tenho tentado juntar dinheiro para a castração, mas sempre surgia um contratempo e não conseguia fazer. Quando fiquei sabendo que o Cavem realiza castrações gratuitas, me organizei para trazê-la. Foi tudo muito rápido desde o primeiro contato, já sai do primeiro atendimento com a data para castração e ocorreu tudo bem. Agora é cuidar para que ela tenha uma boa recuperação”, disse a estudante.

“Consegui em um dia castrar minha gata e minha cadela. O atendimento no Cavem é muito bom, os profissionais são muito sérios e atenciosos. Vou indicar o Cavem para todos os meus vizinhos que também precisam”, completou Dagmar Ribeiro, moradora do Sacramento que acompanhava seus bichinhos no Cavem.

Para realizar a pré-marcação das castrações de cães e gatos, a Prefeitura disponibiliza o serviço através do aplicativo Colab. Ao todo, são 336 vagas por mês.

Os moradores que não têm acesso à internet ou dificuldade para baixar e usar o aplicativo podem procurar a unidade para realizar a marcação. Em Alcântara, as marcações presenciais são  às quintas, às 8h.

O Cavem Alcântara fica na Rua Arthur Silva, 91, Alcântara (ao lado do Colégio Nossa Senhora da Paz) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress