19.9 C
São Gonçalo
terça-feira, julho 23, 2024

São Gonçalo amplia atendimento em saúde em espaço no shopping

Foto: Divulgação

O Espaço Saúde Não Pode Esperar, da Prefeitura de São Gonçalo, funciona a pleno vapor neste mês de férias no São Gonçalo Shopping. A unidade oferece todos os serviços de rotina e ainda tem o teste rápido de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico) – exame de sangue que pode detectar o câncer de próstata, sempre às terças, a partir das 10h. Para os serviços no local, não há necessidade de agendamento.

O Espaço Saúde Não Pode Esperar também oferece avaliação nutricional todas as sextas-feiras e tem sessões de acupuntura, auriculoterapia e quiropraxia de forma permanente em dias específicos da semana. A acupuntura é realizada às segundas; auriculoterapia, às terças; a quiropraxia é oferecida às quartas e quintas.

Além desses serviços, a unidade oferece orientações e tira dúvidas de 14 programas da Atenção Básica – cada um em um dia da semana (veja a programação abaixo). E realiza testagem rápida das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): sífilis, HIV e hepatites b e c, afere a pressão arterial e vacina os gonçalenses contra a gripe, coronavírus, tríplice viral e antitetânica – todos de segunda à sexta, das 10h às 16h.

“Oferecemos cuidados e tratamentos para a população durante todo o ano. São serviços e tratamentos gratuitos. Também estamos dando continuidade à oferta do exame rápido de PSA para os homens até o fim do estoque. É importante que os homens também se cuidem e se previnam”, disse a coordenadora do do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), Aline Serra.

O câncer de próstata costuma ser assintomático. Por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade) ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico, uma vez ao ano, para realizar o exame PSA. Basta uma furadinha no dedo para realizar o teste rápido, que tem o resultado em 30 minutos.

O Espaço Saúde Não Pode Esperar tem gestão do Neps, que é ligado à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo em parceria com o Shopping São Gonçalo. O Espaço fica nas lojas 243 e 244 do Shopping São Gonçalo (ao lado da loja Magalu) e funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h. Para ter os atendimentos garantidos, os gonçalenses devem chegar na unidade até as 16h.

Cronograma de funcionamento dos programas da Atenção Básica:  

Segunda – Programas Municipais de Atenção Integral à Saúde da População Negra; de Controle ao Tabagismo (manhã) e do Aleitamento Materno (tarde);

Terça – Programas Municipais de Atenção Integral à Saúde do Homem; Hiperdia – hipertensão (manhã) e diabetes (tarde); de combate à Tuberculose e Hanseníase; teste de PSA (exame rápido de sangue que pode detectar câncer de próstata);

Quarta – Programas municipais de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança e Adolescente e Sistema de Informação e Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), que faz avaliação nutricional e acompanha os beneficiários do Bolsa Família;

Quinta – Programas Municipais de Atenção Integral à Saúde da População LGBTQIA+; de Atenção às Doenças Respiratórias Crônicas (manhã) e Vigilância em violência (tarde);

Sexta – Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Idoso, Ouvidoria da Secretaria de Saúde e coordenação da Saúde Mental.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress