21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Projeto ‘Ronda Musical’ transforma aprendizado em música para alunos de Itaboraí

Foto: Divulgação

A Escola Municipalizada Maria das Dores Antunes, em Picos, recebeu o projeto Ronda Musical, do Grupamento Especial de Ronda Escolar (GERE), da Guarda Municipal de Itaboraí, nesta segunda-feira (26/06). Os alunos matriculados nos turnos manhã e tarde, puderam contar com atividade lúdica, apresentação de cantigas, músicas infantis e muita diversão, sem contar que desta vez os pais dos estudantes também participaram da ação.

O projeto Ronda Musical foi criado com o objetivo de apresentar a Instituição Guarda Municipal e a Banda da Guarda Municipal de Itaboraí, que é a primeira banda de música deste tipo no Brasil. Além disso, o projeto visa transformar o futuro dessas crianças, por meio da música, mostrando que existem caminhos e formações diversas.

O contramestre da banda, Marcos Figueiredo, falou sobre a importância dessa iniciativa no desenvolvimento desses alunos, dentro da educação infantil.

“O Ronda Musical é uma atividade que nós fazemos em parceria com a Ronda Escolar e o nosso principal objetivo é apresentar a Banda da Guarda Municipal e fazer com que as crianças interajam com a questão musical. Além de fazer com que elas identifiquem o som de cada instrumento, também buscamos fazer com que elas tenham a vontade de, no futuro, estarem fazendo aula de música e integrando uma banda”, disse o contramestre.

Além de muita música, começando pelo hino nacional, hino de Itaboraí e passando por músicas infantis, como tema de desenhos animados e música popular brasileira (MPB), os estudantes aprenderam mais sobre os instrumentos usados e puderam conhecer e interagir com todo o grupo que compõe a Banda Municipal Visconde de Itaborahy.

Vale destacar que nesta ocasião, uma nova atividade foi realizada com os alunos. Intitulada ‘concerto didático’, esta novidade visa incentivar a identificação de timbres, fazendo com que a criança saiba reconhecer o som de cada instrumento.

Eliete Porto, de 43 anos, mãe de um aluno de 9 anos, que cursa o 3º ano da educação infantil, acompanhou as atividades muito emocionada. A dona de casa compartilhou seu pensamento sobre a influência da música no desenvolvimento como cidadãos e como esse projeto tem o poder de promover um futuro melhor para os alunos.

“Eu amei tudo o que aconteceu aqui e acho que isso vai incentivar as crianças a verem o mundo de uma forma diferente, porque a música me deixa emocionada e me arrepia. A música fala muito profundamente dentro da gente. Então acho que isso faz com que as crianças mudem a forma de pensar”, comentou Eliete.

A Guarda Municipal de Itaboraí é vinculada à Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG). Além do Ronda Musical, o GERE possui outros projetos que visam contribuir com o aprendizado e desenvolvimento da população jovem de Itaboraí, como o Teatro de Fantoches, Condutores do Futuro, e ainda ações educativas sobre bullying e conceitos de cidadania.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress