Professora de Tai Chi Chuan difunde arte milenar, recomendada para tratar ansiedade e depressão, em São Gonçalo

O Tai Chi Chuan é uma arte milenar considerada completa, pois trabalha respiração, musculação, concentração e resistência. Por trabalhar a energia do corpo de dentro para fora, é muito recomendada para quem sofre de ansiedade ou depressão. E é possível encontrar aulas em São Gonçalo, através da Associação Kung Fu Garra de Águia Gonçalense do Estado do Rio de Janeiro (AKFGAGERJ), com aulas ministradas pela Professora Maria Silva.

Comprovados cientificamente, são muitos os benefícios da prática do Tai Chi Chuan, que é adaptável a qualquer idade e condições do praticante. Logo no início da prática contínua, percebe-se a melhora no controle da respiração, no equilíbrio, flexibilidade, resistência, controle da pressão arterial, saúde do coração, saúde mental, controle do estresse e melhora no convívio social.

A Professora Maria Silva, faixa preta em Kung Fu e Tai Chi Chuan, mantém seus treinos com seu mestre, Serpio Silva, presidente da AKFGAGERJ e que também é seu marido. Inicialmente, atuava na parte administrativa, mas acabou galgando à faixa preta, dando início às aulas na associação e em outros locais. Além dos treinos, o casal realiza cursos, seminários e eventos voltados para a arte.

“Dos eventos que realizamos juntos, gostaria de destacar um que vem sendo realizado por 10 edições, até agora, ocorrendo no mês de agosto e sendo realizado juntamente com a equipe de faixas pretas da Associação, que é a Expo Gonçalense de Kung Fu, no qual costumo dizer que é como se fosse uma festa de 15 anos da minha filha, feita com tantos detalhes e com muito amor para todos os atletas e seus familiares.” Destaca a professora Maria Silva.

No trabalho de Tai Chi em São Gonçalo, Maria Silva começou com como instrutora no Projeto do Instituto Muda Mundo, no Piscinão de São Gonçalo, pela Petrobrás, “um trabalho maravilhoso voltado para a pessoa idosa, no qual adquiri muita experiência devido às dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem dos movimentos”, revela a professora. E, após receber a graduação de faixa preta, começou a ministrar aulas na AKFGAGERJ, onde é Vice-presidente e professora. O trabalho só cresceu com palestras e oficinas em instituições de grande importância pra sociedade, como FIRJAN, SESI ,SENAI, primeira Igreja Presbiteriana de Niterói, Polo Cederj em SG e, atualmente, ministrando aulas no Projeto envelhecer no Abrigo do Marinheiro, que foi interrompido, devido a pandemia.

A rica arte do Tai Chi Chuan merece destaque por proporcionar aos praticantes uma melhora surpreendente no desempenho do dia a dia, independente da idade. Para a prática, não existem fronteiras, apenas avanços com crescimento físico, mental e espiritual. A professora destaca o depoimento de um aluno, que chegou ao ponto de mal ficar de pé, porém, logo no início da prática, percebeu o resultado de estar em equilíbrio consigo mesmo:

“Eu sou muito grato ao Tai Chi Chuan, pois foi através dele que recuperei a minha saúde mental, perdida no meio de tantos trabalhos e atribuições na universidade. Estava perto de desenvolver a síndrome de Burnout (esgotamento profissional) e o trabalho da professora Maria e do mestre Serpio foi fundamental na minha recuperação. Incentivo todo mundo a vir conhecer e se profissionalizar. O Tai Chi Chuan salva vidas! Pode salvar ainda mais, nesse tempo tão difícil…”, declara Mateus Nascimento, praticante de Tai Chi Chuan e Professor de História com ênfase em História da Ásia pela UFF (CEA-UFF).

As aulas da Professora Maria Silva continuaram durante a pandemia, sendo ministradas online, na plataforma Zoom, todas as terças e quintas. E, a partir dessa semana, as aulas presenciais voltarão a acontecer no núcleo da associação, todas as quartas-feiras, as 9:30 hs da manhã, na Liga Gonçalense de Desportos. E as inscrições podem ser feitas através do whastsapp da Associação: (21) 98163-6396.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

2 COMENTÁRIOS

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.