28.6 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 15, 2024

RJ: Primeira edição do Encontro das Artes acontece nesta quarta-feira

Evento de abertura vai abordar a arte circense e terá entrada gratuita

Leia Mais

Em comemoração ao Dia Nacional do Circo (27/03), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) realiza, nesta quarta-feira, o primeiro Encontro das Artes, com o tema “Criação, Diversidade e Territórios”. A programação conta com mesas de conversas, convidados especiais e apresentações artísticas voltadas à prática circense. O evento acontece na Biblioteca Parque Estadual (BPE) – Centro, gratuitamente.

“Os encontros são oportunidades de compartilhamento de experiências e saberes entre diferentes artistas, agentes culturais e parceiros institucionais, em uma troca simultânea com o público. Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão em prol da democratização da cultura, da ampliação do acesso, com base no processo de escuta que temos construído nos últimos anos”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Ao longo do ano, cinco encontros serão organizados pela Superintendência de Artes da Sececrj, seguindo as temáticas: dança, teatro, música, artes visuais e, para inaugurar a agenda, circo. O objetivo é destacar e valorizar a pluralidade das criações artísticas em território fluminense, considerando as dez regiões do estado.

“São muitos os artistas e fazedores de cultura na área do circo. Neste dia 27 de março, vamos comemorar e homenagear alguns deles no Dia Nacional do Circo. Será uma oportunidade de estarmos juntos, gestores, artistas, produtores e o público, para estabelecermos trocas e reflexões sobre arte e cultura”, completou a Superintendente de Artes, Cristina de Pádula.

O evento acontece no Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1261.

 

Programação

9h30 – Credenciamento

10h – Painel I: “O Circo na atualidade: contextos, territórios, projetos e desafios.”
– Convidados:
. Renato Rocha: diretor artístico de teatro e fundador do Núcleo de Artes Integradas
. Júnior Perin: empreendedor cultural, co-fundador e CEO do Circo Crescer e Viver e ex-secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro
. Richard Riguetti: palhaço, ator, gestor cultural, diretor artístico e fundador do grupo Off-Sina
. Luiz Frota: fundador e coordenador de planejamento do Instituto Unicirco
– Mediação: Cristina de Pádula: Superintendente de Artes da Sececrj

11h – Recepção das crianças com o Palhaço Fininho, representado pelo artista João Pedro Bernardo, cria da Baixada Fluminense e, atualmente, técnico do núcleo de eventos da Sececrj

11h30 – Oficina com apresentação artística do grupo Unicirco Acaps Dirce Galvão

12h – Intervalo

13h30 – Painel II: “Ensino e formação: caminhos, percursos e possibilidades do circo nos territórios.”
– Convidados:
. João Guerreiro: professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde coordena o Curso Técnico em Artes Circenses
. Letícia Lisboa: co-fundadora da Cia. Artística Sol sem Dó, produtora cultural, atriz, palhaça e ilustradora
. Luciana Belchior: coordenadora geral da Escola Nacional de Circo Luis Olimecha, da Funarte
. Luiz Frota: fundador e coordenador de planejamento do Instituto Unicirco
– Mediação: Cristina de Pádula: Superintendente de Artes da Sececrj

15h30 – Encerramento com apresentação do Palhaço Will Will das Candongas: representado pelo artista Wildson França, cria de Belford Roxo. É ator, palhaço, produtor cultural e empresário, CEO da produtora “Os 3 Marketeiros”, idealizador do espetáculo “Will Will conta Benjamin de Oliveira” e vencedor do prêmio Heloneida Studart 2022.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress