24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Prefeitura Móvel segue na Zona Norte levando serviços à população

Foto: Divulgação

Como parte das atividades do programa “Prefeitura Móvel”, que nesta semana está no Horto do Fonseca, nesta terça-feira (28), o prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve na unidade do Programa Médico de Família do Bernardino para visitar as obras do local. A reforma tem investimentos de R$ 294.823,27 e está prevista para ser entregue em maio.

Axel ressaltou que as obras fazem parte de um pacote que engloba diversas unidades do Programa Médico de Família de Niterói.

“Eu vi com muita satisfação o andamento desta obra. Esta é uma unidade que, pelo que vi, ficará muito bem-preparada para voltar a receber os moradores do entorno. Mais de 5 mil pessoas – que são atendidas pelo Programa Médico de Família daqui do Bernardino – serão beneficiadas com essa obra. Este é um trabalho que estamos fazendo em diversas unidades do Médico de Família pela cidade para atender cada vez melhor a população”.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, afirmou que, além da obra, a unidade receberá equipamentos, mobiliário e prontuário para atendimento eletrônico dos médicos.

“Praticamente toda a estrutura da unidade foi refeita nesta obra, assim como a construção de novas salas e consultórios. Além de toda a reforma, a unidade terá equipamentos, mobiliários novos e prontuário eletrônico. Tenho certeza de que vamos entregar uma unidade maravilhosa para a população”, explicou Anamaria.

As obras preveem readequação dos ambientes internos, adequação de acessibilidade, adequações para instalar bancadas em inox nos ambientes pertinentes, substituição de todas as telhas existentes e instalação de calhas, substituição da parte elétrica, recuperação do piso interno da unidade, piso podotátil em concreto pré-fabricado, adequação de ambiente para implantação de uma equipe de saúde bucal e climatização com instalação de ar-condicionado. Durante a reforma, o atendimento para a população está acontecendo na Rua Teixeira de Freitas, 380.

Para o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (FamNit), Manoel Amâncio, o governo municipal vem realizando uma série de intervenções de extrema importância para as comunidades da cidade.

“Esse tipo de trabalho da Prefeitura dentro das comunidades é um trabalho que só tem em Niterói. Além dessas obras nos Médicos de Família, são várias obras de contenção de encostas, que já vemos os resultados chegando”, elogia Amâncio.

“Ter esse tipo de retorno, que temos da Prefeitura, deixa a gente com o coração aliviado”, completa Denise de Aguiar, presidente Associação de Moradores do Bernardino.

Atualmente a unidade conta com três equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, cada uma, e possui 5.721 pessoas cadastradas para atendimento.

Obras de encostas – Além das obras no PMF, a Prefeitura de Niterói investiu cerca de R$ 12 milhões em obras de encostas em dois pontos da comunidade do Bernardino.

Alguns moradores viram nas obras uma oportunidade. Há 12 pessoas de Niterói, sendo seis moradores da comunidade, contratados como auxiliares. Há também uma moradora do local que prepara e fornece quentinhas para os funcionários da obra.

Entre outras autoridades, estavam presentes o presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo Cesar Carreira; a vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família da Fundação Municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos; o presidente da FeSaúde, Pedro Lima; o secretário regional, Flávio Bonan; os vereadores Andrigo de Carvalho e Jonathan Anjos.

Vila Ipiranga – Depois da visita às obras do PMF do Bernardino, o prefeito foi até a maior comunidade da Zona Norte de Niterói, a Vila Ipiranga. O intuito foi conhecer o Banco Comunitário Arariboia, na comunidade, e os projetos de ação social que vêm sendo feitos no local.

Axel aproveitou a visita para anunciar que, em breve, a Prefeitura disponibilizará um serviço de microcrédito para os usuários dos bancos comunitários da cidade.

“É isso que a prefeitura precisa fazer: chegar cada vez mais perto das comunidades e das famílias. Em breve, vamos começar a oferecer um microcrédito pelos Bancos Comunitários, para estimular o empreendedorismo e usar isso como uma forma de equipar melhor as casas dessas famílias que tanto precisam do nosso trabalho. Tenho certeza de que estamos no caminho certo.”

“A visita do prefeito é importante para conhecer o banco da Vila Ipiranga. Além do atendimento aos usuários da moeda social, estamos fazendo uma série de oficinas de inclusão produtiva, com cursos de barbeiro, cabelereiro, artesanato, orientação financeira, entre outros. Este é um espaço que linka muito bem a economia solidária com a inclusão produtiva e a transferência de renda”, explica o secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira.

Em 2022, mais de 150 pessoas foram capacitadas no banco da Vila Ipiranga, que oferece cursos de barbeiro, artesanato, costura criativa, bijuteria e crochê, entre outros, para pessoas em vulnerabilidade social com intuito de promover a geração de renda. O Banco Comunitário da Vila Ipiranga funciona na antiga Fundação Leão XIII.

Prefeitura Móvel – Até sexta-feira (31), os serviços da Prefeitura de Niterói estão sendo oferecidos no Horto do Fonseca, das 9h às 17h. O objetivo é aproximar os serviços do executivo da população. Nesta terça-feira (28), os representantes das secretarias registraram mais de 100 demandas.

Moradora do Fonseca, Cátia Alessandra Fernandes é frequentadora do Horto e aproveitou a ida ao local nesta para fazer uma denúncia.

“Eu vim fazer uma denúncia sobre um posto de gasolina que fica próximo a minha casa. O local é imundo, as caixas d`água do posto ficam abertas e a minha casa está ficando com muito mosquito e rato. O atendimento foi ótimo! Isso aqui foi a melhor coisa que a Prefeitura já fez, é muito mais fácil de resolver nossos problemas assim”.

Serviços – O Prefeitura Móvel é um programa que visa aproximar os serviços municipais da população. Durante a semana, é possível tirar dúvidas ou receber atendimento com encaminhamento pela plataforma Colab.re relacionados às secretarias de Assistência Social (SMASES), Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Defesa Civil (SMDCG), Obras (SMO), Educação (SME), Saúde (FMS), Fazenda (SMF), Ordem Pública (SEOP), Desenvolvimento Econômico (Seden), Participação Social (Sempas), Culturas (SMC), Governo (Semug), Meio Ambiente (SMARH), Habitação (SMHRF), Subsecretaria de Trânsito e Transportes (SSTT), Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Casa do Empreendedor e Defesa do Consumidor (Procon). No local, é possível também aferir pressão, medir glicose e receber orientações sobre saúde bucal e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress