24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Prefeitura inicia a última fase do concurso artístico da Semana da Luta Antimanicomial

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, começou nesta terça-feira (09/05), a etapa final do concurso “Direito e liberdade: cuidar é a melhor arte”, com o objetivo de definir um desenho para representar a Semana da Luta Antimanicomial na cidade, que ocorrerá entre os dias 16 e 18/05. Para escolher a sua arte preferida, basta acessar o link https://cutt.ly/i6d9Xdv e votar até esta quinta-feira (11) em uma das 20 expressões artísticas pré-selecionadas pela comissão organizadora. A arte vencedora será divulgada nesta sexta-feira (12/05), através das redes oficiais da prefeitura.

No total, 58 pessoas inscreveram seus desenhos nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, mostrando a mobilização da população pela campanha. Todas as obras artísticas que participaram do concurso serão expostas na ação cultural pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que será em 18/05, a partir das 13h, na Praça Orlando de Barros Pimentel.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou a importância do desafio lançado para propor reflexões sobre a luta antimanicomial e impactar os moradores.

“O concurso é fundamental para defender o cuidado em liberdade e humanizado das pessoas com algum sofrimento psíquico, utilizando a arte e a cultura para estimular a adesão da população à causa e a reflexão sobre as razões da mobilização. Estamos muito felizes pelas inscrições e convidamos todos a votarem entre os 20 desenhos melhor avaliados, contribuindo para evidenciar a importância desse tema para a cidade”, destacou.

Sobre a luta antimanicomial

O movimento coletivo pelo fechamento dos manicômios se iniciou em 1987, tendo como um dos marcos iniciais o 1º Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, que ocorreu na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, e culminou anos à frente na Reforma Psiquiátrica. A partir disso, as políticas públicas relacionadas ao cuidado à saúde mental passaram por uma série de reformulações progressivas, buscando assistência em liberdade aos usuários dos serviços, de forma qualificada e humanizada.

Serviço: Última fase do concurso da Semana da Luta Antimanicomial

Como votar: escolhendo um dos desenhos no link https://cutt.ly/i6d9Xdv .

Prazo para votação: até 11/05 (quinta-feira).

Resultado final: 12/05 (sexta-feira), nas redes oficiais da Prefeitura.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress