29.3 C
São Gonçalo
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Prefeitura entrega 200 certificados do Avança Maricá e do Empretec

Esse é o terceiro ciclo do programa realizado em parceria com o Sebrae que capacita os empreendedores do município

Leia Mais

A Prefeitura de Maricá entregou nesta quarta-feira (06/12) 120 certificados aos alunos dos cursos do Avança Maricá, programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae para capacitar empreendedores, micro e pequenas empresas, além de desenvolver e aprimorar competências para quem pretende abrir seu próprio negócio. Outros 80 certificados do Empretec, seminário vivencial que potencializa o comportamento empreendedor, também foram entregues na cerimônia realizada no auditório do Banco Mumbuca, no Centro.

Esse é o terceiro ciclo do Avança Maricá, que oferece sete oficinas – Como Elaborar um Plano de Negócio, Gestão Financeira Intermediária, Marketing Digital, Pratique Preço de Venda, Como Administrar uma Pequena Empresa, Planejamento Estratégico e Como Elaborar um Plano de Negócio – aos empreendedores que moram na cidade. As capacitações também foram destinadas aos beneficiários do Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT).

Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico, ressaltou que os formandos são parte integrante do processo de crescimento da cidade, onde as politicas publicas de Maricá aliadas ao espirito empreendedor de cada um transforma a economia da cidade. “No Avança Maricá vocês têm noções básicas de como administrar, comprar, fazer propaganda, de fazer um plano de ação, aumentando a chance do que negócio ser bem sucedido. Essa sinergia – governo e população – que vai continuar o projeto de transformação da cidade”, declarou o secretário.

Empreendedoras

Do total de vagas disponíveis, 77% das turmas foram formadas por mulheres. Uma das formadas é Karla Santos, de 45 anos, que mora em Jacaroá e aprendeu na oficina de Gestão Financeira como fazer um fluxo de caixa para ter controle de todo o faturamento. “Trabalho com produtos de eletrônica e agora sei separar o que é de pessoa física e de jurídica. Esse curso foi fantástico e pretendo fazer outros na parte de gestão para trabalhar com consultoria”, afirmou Karla.

Moradora de Inoã, Patrícia Gomes Barbosa de Castro, de 45 anos, trabalha com adesivos de unha e também fez a oficina de Gestão Financeira. “Algo que sempre tive dificuldade era controle de estoque e impostos em geral. Aprendi a fazer o fluxo de caixa e ter controle o pagamento de funcionários, de fornecedores, saber o que é a minha retirada e o que é da empresa. Esse curso me ajudou muito”, destacou Patrícia.

Avança Maricá

Lançado em setembro de 2022, o programa Avança Maricá vai oferecer, ao longo de dois anos, mais de 800 vagas em cursos e oficinas com o objetivo de capacitar micro e pequenos empresários. Resultado da parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Sebrae, firmada em 2018, a iniciativa soma investimentos de mais de um R$ 1 milhão de reais em capacitações voltadas para o setor produtivo, que vem sendo realizadas por especialistas do órgão.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias