23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Prefeitura debate implementação do programa Paz das Escolas na rede municipal de ensino

Foto: Divulgação

Com o objetivo de assegurar um ambiente seguro e acolhedor para estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Itaboraí está implementado o programa Paz nas Escolas. A iniciativa prevê intensificar o trabalho de prevenção e conscientização para alunos, responsáveis e toda a comunidade escolar, a fim de combater práticas como bullying nas unidades do município e garantir a segurança no ambiente escolar.

E para elaborar essa cartilha de ações, foi realizada uma reunião com representantes da prefeitura, da Guarda Municipal de Itaboraí, da Polícia Militar (35º BPM), do programa Segurança Presente, da Polícia Civil (71ª DP) e do Conselho Tutelar, no salão nobre da sede do Executivo, no fim da tarde desta terça-feira (18/04).

Presente na reunião com toda a equipe técnica da pasta, o secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, destacou que ao longo de todo o ano letivo já são promovidas atividades nas unidades para alertar estudantes e responsáveis sobre as consequências dessas práticas.

“Conteúdos de combate a práticas como bullying, já são trabalhados em toda a rede municipal ao longo do ano letivo. O objetivo desse novo projeto é intensificar a conscientização de estudantes e responsáveis sobre esse problema que atinge todo o país, para que nossas escolas continuem sendo lugares seguros e de acolhimento”, disse o secretário.

A reunião contou com a presença também do secretário municipal de Segurança, Marcelo Leite; do secretário municipal de Governo, Pedro Ricardo Queiroz; do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo; e do Procurador Geral do Município, Edson Xavier.

Prefeitura debate implementação do programa Paz das Escolas na rede municipal de ensino (3)“A cartilha do programa prevê a inserção de novas ações preventivas nas unidades escolares, além daquelas que o município já realiza ao longo de todo o ano letivo. Garantir a segurança do ambiente escolar é essencial para o desenvolvimento dos estudantes e de toda a cidade. Combater práticas como o bullying é um dever de todos os cidadãos, e a conscientização é a melhor ferramenta para isso”, afirmou o secretário municipal de Governo, Pedro Ricardo Queiroz.

Durante todo o mês de abril, a Guarda Municipal de Itaboraí reforçou o efetivo e a escala da Ronda Escolar, em conjunto com o Segurança Presente e o 35º Batalhão de Polícia Militar. As secretarias municipais de Segurança e de Educação também estão acompanhando as informações da inteligência dos órgãos de segurança do Estado.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress