21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Prefeitura de São Gonçalo firma acordo com o ONU Habitat

Uma cidade mais sustentável e inclusiva. A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), assinou um acordo de contribuição com o ONU Habitat, o programa das Nações Unidas dedicado à promoção de cidades mais sociais e sustentáveis. A previsão é de que o acordo tenha a duração de 20 meses, com um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.

 

O projeto, que dialoga diretamente com o Plano Estratégico Novo Rumos, também vai contribuir com o cumprimento de metas estabelecidas, permitindo avaliar o impacto de projetos já concluídos ou que estão em andamento. Um dos pilares do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Semgipe, é o eixo Gestão Eficiente e Transparente, que visa melhorar as capacidades da administração direta do município.

 

“O dia a dia da nossa gestão é muito intenso. Estamos conseguindo realizar muitos projetos e entregar para a população obras que por muito tempo eram inimagináveis. É importante ter esses feitos documentados, especialmente por uma organização tão séria e comprometida, criando oportunidades para implementar novas políticas sociais”, disse o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson.

 

Entre os produtos que serão oferecidos ao município estão a elaboração de um diagnóstico de segurança urbana; a instalação do Laboratório Urbano de São Gonçalo, buscando soluções que contribuam para uma urbanização sem riscos ambientais; a elaboração de uma estratégia de comunicação entre o município e a população; oficinas participativas que adotam metodologias próprias e já experimentadas pelo ONU-Habitat; e uma programa de capacitação no uso de dados para orientar a tomada de decisões.

 

A ONU Habitat terá um escritório com funcionários trabalhando dentro da Semgipe, pasta responsável por coordenar as ações.

 

“Esse acordo é de grande importância para o município de São Gonçalo, pois com ele vamos poder mensurar tudo que a gestão do prefeito Capitão Nelson vem realizando, transformando a vida das pessoas, e ainda planeja realizar. O ONU Habitat chega para nos ajudar na construção de indicadores para que a gente consiga criar metodologias que acompanhem as políticas públicas que estamos desenvolvendo na cidade. Ter essa parceria com a ONU é muito impactante. Estamos muito empolgados”, disse a secretária Maria Gabriela Bessa, que acompanhou a assinatura do acordo ao lado do prefeito e do secretário de Comunicação, Alexandre Coutinho.

 

No decorrer do desenvolvimento do acordo, uma equipe da ONU Habitat vai realizar uma pesquisa com os gonçalenses, efetuando uma metodologia chamada “Perfil Socioeconômico”, que busca gerar dados sobre a experiência de vida em territórios vulnerabilizados. Depois de coletadas, essas informações vão servir para apoiar políticas públicas que melhorem as condições de quem vive na região.

 

“Com essa iniciativa, São Gonçalo vai fortalecer o planejamento e a gestão do município através de ações que promovam a participação ativa da população na construção de uma cidade mais inclusiva. Através do compartilhamento e da implementação desse conhecimento, o município vai se tornar um destaque no alinhamento das políticas públicas aos ODS”, afirma a oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress