24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Prefeitura de Niterói inicia construção de Unidade de Educação Infantil na Ponta d’Areia

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói deu início, nesta terça-feira (9), às obras de construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) no bairro da Ponta d’Areia. As novas instalações serão erguidas ao lado da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha. A Umei terá 120 vagas para crianças de 2 a 5 anos.

A assinatura da ordem de início da obra contou com a presença do prefeito de Niterói, Axel Grael, do vice-prefeito, Paulo Bagueira, e do secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques. A nova unidade escolar ficará pronta em um ano, terá seis salas, cinco para aulas gerais e uma equipada com recursos multidisciplinar. A Umei contará, ainda, com um amplo refeitório, equipado com cozinha e despensa. Também terá área verde, quadra e rampas de acessibilidade.

O prefeito Axel Grael diz que a construção da Umei está no escopo de investimentos previstos no Plano Niterói 450, que soma quase R$ 2 bilhões em obras. Ele ressalta o eixo dedicado à Educação como um dos mais importantes do plano, com melhorias na infraestrutura e na parte pedagógica da educação pública na cidade.

“A construção de mais esta Umei na Ponta d’Areia é importantíssima para a Rede Municipal. Temos dado toda prioridade para a Educação. Estamos trabalhando para modernizar e ampliar a nossa rede, levando escolas para as áreas onde há mais necessidade, de forma que a gente atenda todas as demandas. Estamos focados em fazer a nossa educação dar um salto ainda mais especial adiante”, aponta o prefeito.

Para a construção da nova unidade serão investidos R$ 2,8 milhões. A previsão da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) é de que a obra termine em 12 meses. O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, explica que a nova Umei na Ponta d’Areia vai contribuir com o plano de expansão da rede. O objetivo, segundo Bira, é ampliar o número de vagas.

“Vamos continuar investindo e avançando rumo a uma educação pública de qualidade. O trabalho já vem desde 2013, através do plano estratégico Niterói Que Queremos, que construiu 26 escolas, criou concurso público e plano de cargos e salários. Sabemos que há muito mais a ser feito e agora, no plano Niterói 450 anos, faremos uma série de investimentos, priorizando a expansão e a melhoria das unidades escolares. Tenho certeza de que, em breve, Niterói terá a melhor educação pública do Brasil”, destacou o secretário.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress