28.6 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 15, 2024

Prefeitura de Maricá inicia a revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social

Mais de 100 pessoas participaram do encontro que apresentou o processo de atualização para a população

Leia Mais

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Urbanos, apresentou nesta sexta-feira (20/01) o processo de revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social, em evento realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) na Mumbuca. Mais de 100 pessoas participaram do encontro que teve objetivo de informar e aproximar a população do processo de Revisão do Plano de Habitação e selar um primeiro contato.

“Esse plano é importante porque faz um diagnóstico da cidade, além de realizar linhas programáticas, fontes de recursos, metas e indicadores que orientam a política habitacional municipal. Ele será importante para garantia do acesso à moradia digna e contribuirá para definir as políticas públicas e os orçamentos a fim de acomodar as pessoas da cidade”, disse o secretário de Habitação, Victor Maia.

O plano passará pela primeira revisão desde sua publicação, em 2010. O evento foi pensado para discutir demandas e propostas em torno da questão habitacional. A revisão do plano vai contemplar o contexto atual do município a partir de análise documental, pesquisa e trabalho de campo. Com isso será utilizado para desenvolvimento de ações que para ampliar o acesso à moraria nos próximos anos.

A mesa foi composta pelo secretário de Habitação Victor Maia; pela professora de ensino fundamental, liderança Comunitária no Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu, presidente do Movidade Vanessa Malaquias do Nascimento; pelo diretor de Informação e Pesquisa do Instituto Darcy Ribeiro Tiago de Paula; pelo antigo subsecretário de Habitação no Estado do Rio de Janeiro e atualmente subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Iluminação Pública Allan Borges; e pela representante do Instituto de Estudos Políticos e Sociais para Melhoria da Qualidade de Vida Isabelle Gabriel.

Oficina de participação social começa em fevereiro

O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) estabelece uma série de ações para consolidação da política habitacional municipal, que integrada a outros instrumentos, como o Plano Diretor, constitui ferramenta fundamental de planejamento e gestão.

Reuniões com a população nos quatro distritos estão previstas para o início de fevereiro com objetivo de tirar dúvidas e colher sugestões. O primeiro encontro será no dia 07/02, das 18h às 20h, no Colégio Carlos Magno (Centro); no dia 08/02 acontece no CEIM Marilza da Conceição Rocha Medina (Ponta Negra); já no dia 09/02 será no CEIM José Carlos Almeida (Inoã); e no dia 10/02 no na CEIM Itaipuaçu (Jardim Atlântico Central), sempre nos mesmos horários.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress