19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Prefeitura de Maricá derruba 10 casas irregulares na Mumbuca

Foto: Anselmo Mourão / Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (GATED), derrubou nesta sexta-feira (21/07) oito construções irregulares que ficavam na Rua Rinalda Rodrigues da Silva e outras duas casas na Rua Beira Rio, todas no bairro Mumbuca. As 10 residências estavam na Faixa Marginal de Proteção (FMP), considerada área não edificante, o que caracteriza crime ambiental. No trabalho, foram utilizados caminhões para retirar os entulhos e uma retroescavadeira para derrubar os imóveis, além de equipamentos como pá e enxada.

A operação foi uma continuação da ação iniciada no dia 14/07, que atende ao inquérito civil do Ministério Público Estadual (n° 70905, de 2010), determinando a retirada dos imóveis da faixa marginal de proteção. As oito famílias que ocupavam as construções receberam novas casas no bairro Pindobas, por meio do programa municipal Habitar Reassentamentos da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos.

Após a limpeza do local, a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) vai construir um enrocamento (conjunto de blocos de pedra ou de outro material lançados uns sobre os outros dentro da água para servir como proteção contra a erosão), será aberto o acesso de uma rua, feita a urbanização à margem do rio e recuperada a mata ciliar.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress