24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Praça Marechal Floriano Peixoto vira palco do espetáculo teatral ‘Paixão de Cristo’

Foto: Divulgação

Uma noite de muita emoção, fé e reflexão. Assim foi o espetáculo teatral ‘Paixão de Cristo’, apresentado pela Cia Ánsar de Teatro, e com apoio da Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Turismo e Eventos e de Cultura. O cenário, a Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, contou com centenas de espectadores, emocionados em reviver o momento em que Cristo morreu na Cruz do Calvário.

Acompanhando todo o espetáculo, o secretário municipal de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra, ressaltou o intuito da gestão, em inserir a encenação ‘Paixão de Cristo’ no calendário anual de eventos da cidade.

“A Semana Santa é uma data muito importante e entendemos que deveríamos resgatar essa cultura no município, que já existia, mas não era valorizada. A secretaria, a pedido do prefeito Marcelo Delaroli, decidiu apoiar e ajudar a Cia Ánsar, para que eles possam desenvolver ainda mais o seu trabalho. Este será o primeiro ano de muitos que virão, além de outros eventos na cidade”, disse José Carlos Cobra, ao lado dos secretários municipais de Cultura, Roberto Costa; de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo; e do chefe de Gabinete do Prefeito, Marcelo Leite.

O espetáculo, com uma hora de duração é uma das histórias mais difundidas e conhecidas. Ao todo, 14 cenas mostraram os principais momentos passados por Cristo, dentre eles: o julgamento, a condenação, a crucificação, a via sacra e a morte do filho de Deus. A abertura da peça teatral ficou por conta do coral do Studio Marcella Amorim, com 15 vozes.

Segundo a diretora da Cia Ánsar, Maria da Paz Martinez, a primeira vez da ‘Paixão de Cristo’ no município foi em 2005, sempre com convites partindo das igrejas. E esta é a primeira vez, que o convite veio por meio das secretarias municipais de Turismo e Eventos e de Cultura.

0E509FAD-D11F-404F-8838-623AA116C8E2

“Para nós é uma honra enorme, é a valorização de um trabalho de anos. Nesta encenação são 30 atores, todos de Itaboraí, querendo mostrar tudo que tem de melhor na Páscoa, que é a Paixão de Cristo. E este ano inovamos com representatividade, para mostrar que Jesus pode ser cada um de nós, não tem cor e nem raça”, disse Maria da Paz.

Representando pela primeira Jesus Cristo, o ator Joey Martinez, de 29 anos, está na companhia há mais de 20 anos e falou da emoção de assumir essa responsabilidade.

“Já fiz esse espetáculo várias vezes, mas com outros personagens. Jesus Cristo é muito bom de interpretar pela simbologia que tem, a representatividade histórica e religiosa. Fazer Jesus Cristo é uma vitória em diversas áreas e também fico muito feliz de trazer essa representatividade, ter um outro aspecto, fugindo daquele Jesus europeu”, comentou Joey.

A fisioterapeuta Rafaela Nunes, de 33 anos, levou a filha de 11 anos para assistir ao espetáculo e gostou muito do que viu. “É a primeira vez que ela assiste e fiz questão de trazer para que saiba o verdadeiro significado da Páscoa, que vai muito além de ganhar ovos de chocolate. Itaboraí está de parabéns, os atores são ótimos e com o texto na ponta da língua. Foi emocionante, gostamos demais”, disse a moradora do bairro Areal.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress