23.2 C
São Gonçalo
sexta-feira, junho 14, 2024

Por live, cantora lírica de São Gonçalo se apresenta em Niterói

O Theatro Municipal de Niterói apresenta no dia 02 de outubro, às 20 horas, a live Pérola Barroca, onde Carolina Faria apresenta Cibele Camerata. O público poderá acompanhar a apresentação através do facebook do Theatro Municipal e da Cultura Niterói.

Sobre Carolina Faria:

Brasileira, natural de São Gonçalo – região metropolitana do Rio de Janeiro, Carolina Faria é cantora lírica e professora de canto.

Estreou num primeiro papel em ópera aos 24 anos como Romeo em “I Capuleti e i Montecchi” de Vincenzo Bellini, em produção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Iniciou sua vida artística profissional aos 19 anos no coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no premiado ensemble vocal Calíope e segue atuando como solista convidada junto às maiores orquestras, salas de concerto e casas de ópera brasileiras.

Carolina Faria possui vasto repertório de ópera, oratório, canção sinfônica, música de câmera e vanguarda, com especial ênfase à Música Brasileira Colonial e participação em gravações históricas. Destacam-se em sua trajetória Bradamante na ‘Alcina’ de Händel, Baba the Turk em ‘The Rake’s Progress’ de Stravinsky, Hermia em ‘A Midsummer Night’s Dream’ de Britten, Donna Elvira no ‘Don Giovanni’ de Mozart, Carmen em ‘La Tragédie de Carmen’ de Bizet-Constant e Herodias na ‘Salomé’ de Richard Strauss.

Bacharel em Canto pela UFRJ, prossegue em seu aperfeiçoamento sob orientação do tenor Eduardo Álvares e leciona canto em seu próprio estúdio onde realiza Academias (cursos de imersão) regulares. Editou de 2016 e 2018 o Projeto Boa Chance, canal online de mentoria a jovens cantores.

No segundo semestre de 2019 foram destaques em sua agenda:

– Lançamento de O Chazinho, seu podcast de arte e cultura pelo portal Podsim, selo de podcasts produzidos e apresentados por mulheres;

– Estreia da Cibele Camerata, sexteto barroco;

– Concertos Lully-Boismortier na semana de residência do Centro de Música Barroca de Versalhes no Rio de Janeiro;

– Concerto de celebração dos 30 anos da queda do Muro de Berlim junto à OSB no Teatro Riachuelo.

Sobre Cibele Camerata:

Música barroca, harmonia e afeto em tempos conturbados. Um novo conjunto acaba de estrear nos palcos cariocas: Cibele Camerata, ensemble formado por alguns dos melhores músicos do país, especializados na interpretação historicamente orientada do repertório barroco com instrumentos de época.

Inspirada no trabalho de Benoît Dratwicki, diretor artístico do Centre de Musique Baroque de Versailles, e tendo como madrinha a flautista e professora Laura Rónai, a camerata traz para os turbulentos dias de hoje a mesma busca de paz e conciliação que norteou compositores e intérpretes da época barroca nos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o fugaz e o eterno, o homem e Deus, a religiosidade e o paganismo.

A arte barroca queria conquistar a admiração, convencer e valorizar as delícias da vida dentro de uma espiritualidade que buscava a eternidade. Um jogo de tensões, interrogações, incertezas e paradoxos resolvido em harmonias.

Afeto é a palavra-chave que define o diálogo musical entre a voz de Carolina Faria, a flauta de Gabriel Ferrante, os violinos de Roger Ribeiro e Luan Braga, o violoncelo de Lucas Bracher e o contínuo de Thiago Debossan. E é com afeto que a Cibele Camerata pretende cativar plateias prioritariamente jovens em suas apresentações no Rio de Janeiro e nas turnês pelo país.

Mentores:

Laura Rónai, Orquestra Barroca da Unirio, Rio de Janeiro

Benoît Dratwicki, diretor do Centro de Música Barroca de Versalhes, França.

Formação:

Carolina Faria, meio-soprano

Daniel Prazeres, viola

Luan Braga, violino barroco II

Natália Terra contrabaixo

Roger Ribeiro violino barroco I

SERVIÇO

Pérola Barroca – Carolina Faria apresenta Cibele Camerata – Live

Data: 02 de outubro

Horário: 20h

Transmissão: facebook do Theatro Municipal de Niterói e da Cultura Niterói

facebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ ou facebook.com/culturaniteroi.

Classificação indicativa: livre

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress