24.5 C
São Gonçalo
segunda-feira, junho 24, 2024

Pode comer mamão todos os dias? Nutricionista esclarece

Foto: Shutterstock

O mamão é o fruto do mamoeiro, pertence a espécie Carica papaya L e foi encontrado pelos espanhóis no sul do México e em outras áreas da América Central. Sem nenhuma confirmação, acredita-se que o mamão foi trazido ao Brasil no ano de 1587. É mais uma fruta que se adaptou ao clima brasileiro, mas que gera dúvida para o seu consumidor, exemplo: pode comer mamão todos os dias?

Dá match comer mamão todos os dias!

“Sim. Previne o envelhecimento precoce devido a presença de antioxidantes do grupo dos carotenoides como o licopeno. Ajuda a fazer uma limpeza natural do seu intestino elaborando seu funcionamento, podendo engolir algumas sementes que são ricas em fibra e um anti-inflamatório natural devido a presença dos carotenoides. Auxilia no trajeto da síndrome do intestino irritável, fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitamina C, excelente para pele e cabelo já que tem vitamina C, licopeno, vitamina A e protege a visão de degeneração devido a presença de betacaroteno”, garantiu com exclusividade para o Sport Life a nutricionista Renata Branco.

Dessa maneira, o consumo de mamão se encaixa em qualquer hora do dia e, também, depende de um planejamento alimentar, da quantidade e do complemento que pretende colocar. Ainda assim, Renata citou uma vantagem dessa ingestão no início do dia.

“O mamão no café da manhã é uma boa estratégia já que desde essa hora você começa a preparar seu corpo para uma digestão melhor durante o dia. O mamão tem uma enzima chamada papaína, que ajuda muito na quebra dos nutrientes no nosso estômago, principalmente proteínas. Interessa também como sobremesa do almoço devido a ação da enzima melhorando a digestão e auxiliando no melhor funcionamento do intestino”, complementou a nutricionista.

As demais recomendações para os amantes do mamão

Branco indica a ingestão de 1/2 mamão papaya por dia. Contudo, existem ponderações para quem cumpre dieta low carb ou cetogênica, modelos alimentares, que talvez não sejam os adequados a consumi-lo todos os dias.

“Talvez dias alternados. Vai depender da combinação da dieta, por exemplo: quanto vai comer de carboidrato por dia, em que fase está da dieta e a combinação dos alimentos”, justificou a profissional.

Se um consumidor fiel de mamão é esportista, tanto faz a hora que vai comer, isto é, dá para “devorar” tanto antes quanto depois do treino. “É uma fruta rica em vitaminas, minerais, carboidrato que auxilia no fornecimento de energia durante o treino e na reposição de energia pós treino”, enfatizou.

O funcionamento adequado do intestino, riqueza em antioxidantes para auxiliar na redução do colesterol e proteção cardiovascular são os principais benefícios do mamão. Porém, tudo em excesso faz mal e os apaixonados por esse fruto precisam de atenção neste detalhe.

“O excesso de mamão pode causar carotenemia devido ao excesso de ingestão do betacaroteno. Que tem em frutas e legumes de coloração laranja, o que deixa a pele com a pigmentação amarelada”, concluiu a nutricionista Renata Branco.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress