24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Plataforma Urbana Digital (PUD) da Engenhoca retoma as atividades

Foto: Divulgação

A Plataforma Urbana Digital (PUD) da Engenhoca foi reaberta nesta segunda-feira (17). A Prefeitura de Niterói oferece no local 300 vagas para cursos nas áreas de informática e tecnologia, voltados a crianças e jovens, a partir de 7 anos, e também para idosos. As inscrições podem ser feitas pelo site https://plataformadigital.niteroi.br ou de forma presencial, na PUD Engenhoca.

Durante o início das atividades da PUD da Engenhoca, o vice-prefeito Paulo Bagueira ressaltou as oportunidades que o equipamento vai proporcionar aos jovens da região.

“Um projeto como este dá aos jovens expectativa de futuro, porque não é só um projeto de ocupação, para se ocupar, ocupar a criança ou a pessoa, jovem ou adolescente ou idoso. É um projeto de expectativa de futuro, de resultado, de geração de emprego. E é focado naqueles que mais precisam, que lidam com a dificuldade do dia a dia, para que este jovem tenha a mesma oportunidade daquele que nasceu na Zona Sul, que tem família de classe média e classe alta. É um instrumento que dá maior expectativa para a vida do mais pobre. Esse é um governo que faz para todos, mas especialmente para aqueles que mais precisam”, destacou Paulo Bagueira.

O ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo da Prefeitura, Rodrigo Neves, comemorou a reabertura do local e anunciou mais investimentos em educação na região.

“Essa plataforma significa muito para a juventude e para as crianças aqui da Engenhoca e da Zona Norte. Se não tivessem fechado os Cieps, há anos atrás, não teríamos perdido tantos jovens para a criminalidade no estado do Rio de Janeiro. A educação é o caminho e essa plataforma precisava ser reaberta. Ela vai fazer novamente o menino da Engenhoca e do Barreto voltar a sonhar, no horário complementar à escola, com uma profissão do século XXI. Estamos planejando junto com o prefeito Axel Grael e vamos desapropriar essa área ao lado da Plataforma Digital para construir uma nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei)”, adiantou Rodrigo Neves.

Para a secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, a PUD contribui para o desenvolvimento do setor em Niterói, com foco no mercado de trabalho.

“Niterói está cada vez mais digitalizada e, por isso, é considerada a oitava cidade mais inteligente do Brasil. Mas a gente sabe que ainda não é para todos, e é isso que a gente busca todos os dias: incluir a população, os munícipes, os serviços que a Prefeitura faz, na vida digital que hoje em dia todo mundo tem que participar. Além de contribuir para esse papel, a plataforma também é um centro de formação profissional, de ciência, tecnologia e inovação. Todo mundo sabe que é uma área que demanda muitos profissionais e a plataforma está aqui para contribuir com isso”, afirmou Valéria Braga.

As inscrições estão abertas para os cursos “Crie sua animação com Scratch”; “Visita e ambientação na Plataforma Maker”; “Informática Básica I, II e III”; “Crie seu Gibi – Sustentabilidade”; “Robótica Sustentável”; “Crie seu QRcode”; “Pensando Lógica com Osmo e outros jogos”; e “Montagem e Manutenção de Computadores”.

As aulas na PUD Engenhoca foram suspensas em abril do ano passado para que o programa pudesse passar por uma reformulação. De acordo com Jean Charles Catalan, administrador da Plataforma Digital da Engenhoca, nesta reabertura também serão ampliadas as áreas dos cursos ofertados.

“A plataforma é uma evolução mais moderna, mais inclusiva para a comunidade. Aqui nessa reabertura, já começamos com inovações. Em julho, teremos a colônia de férias Info Game, oficina de programação e robótica. Em agosto, começam os cursos de fotografia e informática básica para melhor idade, além do workshop de ChartGPT. Depois disso, temos a proposta de fazer um trabalho de sustentabilidade urbana, com a implantação de uma parede de plantas na lateral da plataforma, e cursos com a população interessada em agricultura urbana. Faremos aqui a utilização de tecnologia, energia solar e recuperação de águas”, explicou Jean Charles.

Inaugurada em abril de 2018, a Plataforma Digital contribui para a formação profissional e inclusão econômica. A Plataforma é um equipamento público com a finalidade de oferecer oportunidades, principalmente, focadas no universo tecnológico, digital, criativo e de inovação para toda população.

De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, um dos objetivos do projeto é que os moradores da Engenhoca reconheçam esse equipamento público como um espaço de aprendizado, de troca, e que promove o acesso ao conhecimento, à ciência, à tecnologia e à inovação para todos. A proposta da Plataforma Urbana Digital é capacitá-los e prepará-los para o mercado de trabalho contemporâneo e para a transformação digital que se desenrola não só na cidade, mas em todo o país.

Além da PUD da Engenhoca, a Prefeitura está ampliando o projeto com mais uma unidade no Viradouro, ainda sem data para ser inaugurada.

Plataforma Urbana Digital – É um ambiente de divulgação científica, popularização da ciência e universalização do acesso às novas tecnologias e inovação. A PUD oferece cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica, promove atividades com jogos, simuladores virtuais, galerias com informações diversas e outras possibilidades que se abrem a partir da cultura digital. A principal metodologia utilizada nas atividades é a gamificação (Desafio Conectado), que propõe um aprendizado mais significativo e envolvente. Os cursos oferecidos são focados na qualificação para o mercado de trabalho e para a formação global, ampliando a dimensão educacional, lúdica, criativa e tecnológica da população.

Serviço: cursos oferecidos PUD (Engenhoca):

“Crie sua animação com Scratch” – 30 vagas
Horário: 10 às 12 horas

“Visita e ambientação na Plataforma Maker”- 10 vagas
Horário: 10 às 12 horas e 17h às 19h

“Informática Básica I, II e III” – 30 vagas
Horário: 10 às 12 horas

“Crie seu Gibi – Tema Sustentabilidade” – 30 vagas
Horário: 14h às 16h

“Robótica Sustentável” – 30 vagas
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

“Crie seu QRcode” – 30 vagas
Horário: 10h às 12h

“Pensando Lógica com Osmo e outros jogos” – 30 vagas
Horário: 14h às 16h

“Montagem e manutenção de Computadores” – 30 vagas
Horário: 17h às 19h

Oficinas de programação – crianças a partir de 7 anos
Demais atividades – a partir de 14 anos

Inscrições abertas em https://plataformadigital.niteroi.br ou presencial na PUD Engenhoca (Praça Vereador José Vicente Sobrinho, 618 – Engenhoca)

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress