26.7 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

PF faz operação contra fraudes na Caixa em Niterói e no Rio

Na manhã desta segunda-feira (23), a Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu/RJ, com apoio de policiais federais de Niterói/RJ, deu início a Operação Pestilência, que visa desarticular organização criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal.

Foram expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro 1 Mandado de Prisão Temporária (Recreio dos Bandeirantes) e 02 Mandados de Busca e Apreensão (Campo Grande/RJ e Itaboraí/RJ), estes já cumpridos. O mandado de prisão permanece em aberto, em razão do alvo não ter sido encontrado.

Durante as buscas, os policiais federais apreenderam celulares, notebooks e diversos documentos que serão analisados e periciados no decorrer das investigações.

A investigação aponta que o grupo criminoso – que conta com a participação direta de pelo menos dois funcionários da CEF – se utiliza de uma rede de falsificadores e sacadores para levantamento indevido de valores do FGTS, de Cota PIS (Programa de Integração Social) e de empréstimos consignados junto ao INSS com uso de documentos falsos, e são responsáveis por um prejuízo inicial superior a R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

Os investigados irão responder pelos crimes de Estelionato Qualificado (Art. 171, parágrafo 3º, do Código Penal); Organização Criminosa (art. 2º da Lei 12.850/13); Peculato (Art. 312 do Código Penal); Crimes contra o Sistema Financeiro (Art. 19 da Lei 7.492/86); e Lavagem de Capitais (Art. 1º da Lei 9.613/98).

O nome da operação faz referência a atividade de perfumaria da empresa criada e utilizada pela organização criminosa para a lavagem dos valores desviados.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress