23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Partage abre posto para Campanha de doação de sangue em São Gonçalo

Uma nova campanha de doação de sangue será realizada nesta terça (08), quarta (09) e quinta-feira (10) em São Gonçalo. O posto de coleta foi montado no Espaço do Conhecimento, no segundo andar do Partage Shopping, no Centro, e funcionará das 10 às 18 horas.

De acordo com Mário Sampaio, da GSH Banco de Sangue Serum, responsável pela campanha, um dos principais objetivos do movimento é contribuir para o equilíbrio dos estoques em várias hospitais, entre eles, o Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, e o João Batista Cáffaro, em Itaboraí.

Somente no ano passado, o Hospital Estadual Alberto Torres, unidade de referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado do Rio de Janeiro, utilizou 8.653 bolsas de sangue em centenas de procedimentos e cirurgias.

Paralelamente, o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, importante unidade de retaguarda no Estado, recorreu a 1.417 bolsas de sangue para completar protocolo de atendimento e salvar vidas.

Os organizadores acreditam que a corrente de solidariedade irá captar o maior número de bolsas possíveis nestes três dias de campanha, que consequentemente, ajudará a salvar centenas de vidas. Um doador pode salvar até quatro pessoas.
O posto de coleta montado no shopping, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 425, no Centro — terá uma estrutura apropriada e segura, com equipes de recepção, triagem, e coleta. A meta é conseguir arrecadar cerca de 200 bolsas de sangue por dia.

O que é preciso para doar sangue?

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de alguns documentos para poder efetivamente doar e de assinaturas em formulários de autorização;

Pesar no mínimo 50kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress