24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Palestra e dinâmicas estimulam alunos da Terceira Idade

Foto: Anselmo Mourão / Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu nesta quinta-feira (01/06) a palestra ‘Mente sã, corpo são – contribuições da psicopedagogia’ com jogos e dicas e atividades voltadas para alunos atendidos na Casa da Terceira Idade, no Centro de Maricá.

“É muito gratificante poder trabalhar e ver o interesse desses idosos. Trouxemos jogos que irão auxiliar na memorização da tabuada, no desenvolvimento do raciocínio das operações, atenção e rapidez”, comentou a pós-graduanda em psicopedagogia da Universidade de Vassouras de Maricá, Valéria Belém, que ministrou a palestra junto com a estudante Geisa de Almeida.

A atividade contou também com dinâmicas de concentração, habilidades, potencialidades cognitivas, afetivas e sociais para um melhor desenvolvimento dos idosos nas atividades do dia a dia, além de bingo e um lanche da tarde.

Coordenadora da Casa da Terceira Idade, Pâmela Curvelo comentou sobre a importância da realização de palestras e dinâmicas para os idosos que participam das aulas e oficinas oferecidas no espaço.

“É super importante trazermos palestras sobre assuntos diversos para os nossos idosos. Tendo em vista a análise do desenvolvimento, do envelhecimento populacional e da importância da melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população. Hoje, as alunas da Universidade de Vassoura trouxeram atividades de estimulação cognitiva, pois um corpo são necessita de uma mente sã, e a psicopedagogia pode ser uma aliada para a melhoria e prevenção do déficit cognitivo da pessoa idosa, por meio da intervenção e estimulação cognitiva”, disse.

Sobre a Secretaria de Políticas para a Terceira Idade

A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade tem o objetivo de assegurar os direitos sociais aos idosos que moram na cidade de Maricá. A pasta coloca à disposição quatro casas e oito núcleos que ofertam ações de inclusão, como as atividades de oficina, terapias, passeios e bailes. Além disso, oferece oficinas de dança cigana, alongamento, ginástica, zumba, hidromassagem, yoga, fuxico, entre outras.
Os cursos gratuitos são voltados para pessoas a partir dos 50 anos e as matrículas podem ser feitas na sede da Secretaria na Rua Clímaco Pereira, 269, Centro de Maricá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As atividades acontecem nos polos do Centro, São José de Imbassaí, Itaipuaçu, Guaratiba, Bambuí, Ponta Negra e Santa Paula.

Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685. Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, cópias de identidade, CPF, atestado médico original e cópia (somente para atividade física), uma foto 3×4 e comprovante de residência.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress