23.9 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 18, 2024

Outubro Rosa: Mulheres em tratamento do câncer participam de exposição

Em comemoração ao Outubro Rosa, a Prefeitura de São Gonçalo realizou na tarde desta segunda-feira (5/10), a abertura da exposição “Unidas pela Força do Amor”, na sede da Prefeitura.

O evento traz ensaios fotográficos das participantes do grupo Unidas pela Vida.

A exposição mostra a força das pacientes do Espaço Rosa, que estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama.

O grupo existe há dois anos e atualmente conta com mais de 400 participantes.

Paciente do Espaço Rosa desde 2017, Denize Ribeiro, 47 anos, conta que teve o primeiro diagnóstico na unidade de saúde.

“Meu diagnóstico de câncer de mama foi lá! Fiz meu tratamento, me curei, e este ano ao fazer exames da coluna descobri que a doença voltou, nos ossos. Eu vou vencer o câncer pois ele não me pertence. Esta não é apenas uma sessão de fotos, e sim o levantar de uma autoestima. Representa muito pra gente”, conta.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a exposição é realizada.

Dessa vez, cerca de 18 pacientes em tratamento no Espaço Rosa participaram dessa atividade para mostrar, através da arte, a beleza que a vida não pode parar por causa do câncer.

As imagens foram registradas pela fotógrafa voluntária Munique Menezes.

“Sejamos a pessoa que acolhe. Que nós sejamos cada um aqui, carinho e apoio às mulheres que estão nesta luta. Isso faz parte da eficácia do tratamento. Quem tem câncer precisa de amor e não de julgamento e olhar de pena”, explica Munique.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Espaço Rosa, que acontece há dois anos no município visando conscientizar a população sobre essa doença que vem atingindo mais mulheres em todo o mundo.

A iniciativa virou referência de conscientização sobre câncer de mama na cidade através do Espaço Rosa, local de grande referência no município para saúde da mulher.

“Mostrar através da arte uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos, também, é uma forma de promoção da saúde. As mudanças físicas causadas pelo tratamento de câncer de mama podem ter um grande impacto na forma como você se sente a respeito de si mesma. Então, desde o início da gestão estamos com esse projeto de abrir as atividades do mês de outubro com uma exposição dessas mulheres batalhadoras, servindo de incentivo a tantas outras”, explica Jefferson Antunes, secretário municipal de Saúde.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress