23.2 C
São Gonçalo
sexta-feira, junho 14, 2024

No Dia do Garçom, conheça a história de Roberto, morador de Trindade que há 36 anos trabalha na função

Nessa terça-feira (11), é comemorado o Dia do Garçom. A palavra vem do francês ‘garçon’, que significa rapaz ou garoto. E foi ainda garoto, aos 16 anos, que Roberto Antônio de Alcântara, hoje com 52, iniciou sua trajetória na carreira onde passou sua vida servindo em sua inseparável bandeja os clientes no Café e Bar Cortesia, no Centro do Rio de Janeiro, onde trabalhou de 1984 a 2011 e onde voltou a trabalhar há dois anos.

“Tenho mais de 30 anos na profissão, só que na minha época, éramos promovidos a garçom mas não registrados na carteira”, diz ele, lembrando ainda que trabalhou no Bar e Restaurante Caneco Gelado do Mário, em Niterói, de 2011 a 2017.

Morador de Trindade em São Gonçalo, Roberto diz que herdou a paixão pela profissão, por meio de dois familiares. “Na minha família, tive incentivo do meu tio Inácio e do meu irmão Rubens, que eram garçons. Fui seguindo seus passos e estou aí até hoje”, diz, sem arrependimento.

O ofício de Roberto não teve o mesmo sucesso com seu casal de filhos, que não pretende seguir os seus passos. “Minha filha pensa em trabalhar em comércio, mas quer montar a própria loja, e meu filho estuda, faz cursos e pensa em trabalhar com máquinas”, diz sorrindo.

Roberto atendendo seus fregueses no Centro do Rio

Em tempo de isolamento social em virtude do coronavírus (covid-19), o Café e Bar Cortesia, colocou os funcionários em turno único, já que o número de clientes reduziu consideravelmente. “Meus finais de semana passo vendendo na minha casa meu churrasco a kilo, meu frango, e vou me virando dessa forma”, ressalta.

Sobre a data comemorativa, ele se emociona ao falar. “Hoje é um dia especial para mim, já que sempre trabalhei como garçom. Que todos os meus colegas garçons espalhados por aí, continuem honrando essa profissão, que é bonita, e motivo de nossa sobrevivência. Eu sou feliz por ser garçom e me orgulho disso”, finaliza o gonçalense.

Serviço

O churrasquinho do Roberto funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h, na Rua Marquês de Valença, Quadra 156, Casa 24, Trindade, São Gonçalo. O quilo do churrasco custa R$ 55 e o frango R$ 22,50.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress