Ícone do site Lado de Cá – Seu portal de notícias

Niterói: número de tiroteios aumentou 500% em junho

O Morro do Estado foi o mais afetado pela guerra entre as facções, registrando cinco tiroteios (Foto: Arquivo)

A violência foi uma inimiga constante dos moradores da periferia de Niterói neste mês de junho. A cidade conviveu com um aumento de 500% no número de tiroteios/disparos de arma de fogo em comparação ao mesmo mês no ano passado. O Instituto Fogo Cruzado contabilizou 30 tiroteios neste mês, enquanto no mesmo período em 2020 foram registrados 5 tiroteios.

Procurado pela reportagem, o comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Sylvio Guerra, argumentou, em mensagens de texto, que “…houve um aumento nos registros, fora o contexto da guerra de facções que há muito tempo existe na cidade”. Para o comandante, Niterói enfrenta o confronto entre duas facções (CV e TCP), mas que apenas em junho, “…quatro fuzis foram apreendidos”, o que reduz o poder dos bandidos.

Coronel Sylvio Guerra, comandante da 12 BPM (Foto: Divulgação)

O Morro do Estado foi o mais afetado pela guerra entre as facções, registrando cinco tiroteios. Segundo os dados, com as recentes disputas deste mês na região entre os traficantes, o número de tiroteios chegou a um aumento de 67% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números ficam ainda mais significativos se for avaliada somente a participação de agentes de segurança nestes tiroteios. Em junho de 2020, após a suspensão de operações nas favelas, devido a pandemia, não houve registro de disparos envolvendo agentes. Em compensação neste mês já somam 14, mais que em maio de 2020, quando foram 12 registros com agentes antes da medida ser adotada. No total, este mês, Niterói já conta 18 baleados e em junho de 2020, só houve 1 vítima na cidade.

Locais afetados pela violência armada em junho de 2021

Os cinco municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro mais afetados:

Rio de Janeiro: 207 tiroteios, 28 mortos e 27 feridos

São Gonçalo: 53 tiroteios, 6 mortos e 25 feridos

Niterói: 30 tiroteios, 10 mortos e 8 feridos

Duque de Caxias: 21 tiroteios e 6 mortos

Belford Roxo: 17 tiroteios e 3 mortos

Veja mais em: https://fogocruzado.org.br/relatorio-grande-rio-junho-2021/

Sair da versão mobile