20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, julho 18, 2024

Natal Iluminado de Maricá é encerrado com queima de fogos

Foto: Divulgação

O Natal Iluminado de Maricá 2023 chegou ao fim na noite de domingo (07/01) atraindo milhares de moradores e turistas de diversos lugares que curtiram com a família os espetáculos e a decoração natalina presentes em três pontos da cidade: Itaipuaçu, Centro e Araçatiba. O evento foi organizado pela Secretaria de Turismo.

A novidade deste ano foi o chamado ‘Natal de Dia’, que decorou o eixo da Rua Ribeiro de Almeida, entre as praças Orlando de Barros Pimentel e Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Neste trecho existiu um coreto natalino e também um túnel de arcos luminosos, que seguiu até a praça agroecológica, em Araçatiba.

Em Itaipuaçu, a Praça dos Gaviões ganhou uma vila natalina com painéis luminosos da fábrica de brinquedos e da casa de Mamãe Noel, uma árvore de Natal gigante, neve artificial, Casa do Papai Noel, onde as crianças tiraram fotos; personagens, como duendes, renas bailarinas e soldados; um túnel de arcos luminosos na rua de acesso à praça, além de bolas e caixas de presentes grandes, presépio e árvores do local com as luzes de Natal.

Assim como em Itaipuaçu, a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, também ganhou uma vila natalina toda decorada com painéis luminosos, Casa do Papai Noel e recebeu o espetáculo “O Acender das Luzes”. A peça teatral infantil foi apresentada num palco montado atrás da Casa de Cultura. A decoração especial também esteve presente em prédios públicos, canteiros centrais da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e em diversos bairros da cidade.

Olhares atentos às águas dançantes

Já na orla de Araçatiba, a atração do Natal foi a árvore flutuante com 56 metros de altura e seis milhões de lâmpadas de microled e o espetáculo das águas dançantes. Com auxílio de bombas submersas, a apresentação teve efeito tridimensional e exibiu movimentos com jatos de água, criando efeitos de dança sincronizada com música, iluminação colorida, fogo, fogos de artifício, além de um filme natalino com duração de 10 minutos.

No deck de acessibilidade para pessoas com deficiência, Neuzimar Muniz, de 52 anos, filmou junto com seu filho toda a apresentação. “É tudo o que ele queria. Ficar bem perto para registrar tudo e assistir em casa com calma depois. Adoramos esse espaço destinado para PcD”, disse a moradora de São José do Imbassaí.

Sentada em uma cadeira de praia para ver as águas dançantes, Marli Barbosa, de 81 anos, aprovou o espaço. “Este lugar aqui é maravilhoso, pois conseguimos ficar mais perto da árvore de Natal, que está linda. Adorei”, relatou a aposentada, que também estava no deck de acessibilidade.

A operadora de caixa Thais Silva, de 26 anos, aproveitou o momento em família para tirar fotos da decoração natalina ao lado do marido e do filho Isac, de 4 anos. “Vim aqui pela primeira vez e fiquei emocionada em ver meu filho feliz. A Prefeitura proporcionar toda essa estrutura gratuita para termos essa experiência, isso é indescritível”, contou a moradora de São Gonçalo.

No local funcionou o espaço gourmet, com expositores de gastronomia e bebidas e também recebeu shows de cantores pratas da casa.

Ronda lagunar

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil colocou bandeiras no entorno da árvore flutuante para impedir que embarcações se aproximassem e fez rondas preventivas em toda a lagoa. Durante todo o dia houve ainda guarda-vidas no local e um grupamento de combate a incêndio atuou no período noturno.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress