19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Muay Thai para mulheres? Entenda os benefícios da arte marcial

Foto: Shutterstock

Muay Thai foi mais uma modalidade que virou “febre” no Brasil, ou seja, tornou-se um esporte consolidado dentro do país. É a arte marcial tailandesa disponível para treinamento em diversos estúdios e academias. Nesse sentido, o Muay Thai tornou-se aliado das mulheres.

Case

Sendo assim, a publicitária Fabiana Cristina de Carlos, de 30 anos, é mais uma entre vários tipos de exemplos, que ilustra esse tipo de situação. Além disso, Fabiana reside no município de Franca (SP), pratica Muay Thai desde 2020 e definiu que lhe completa.

“Já havia feito antes em grupo, mas me achei melhor em dupla. Me adaptei melhor. Comecei por influência de duas amigas. Faço academia e funcional, mas o Muay Thai me completa. Eu faço às 6h e me sinto ótima depois. Mais disposta”, disse Cristina de Carlos com exclusividade para o Sport Life.

Dessa maneira, a publicitária francana sente-se adaptada ao ringue e ainda sugere essa atividade em prol da boa rotina. “Indico para lidarem com os desafios e aprenderem a se defender independente das situações. (Também) para relaxar, gastar energia de forma leve e sem jogar no outro estresse do dia a dia”, completou.

Agora é que são elas

Ou seja, a “união” das artes marciais com as mulheres também reflete em bons números. Afinal, a empresa britânica de pesquisa industrial Technavio divulgou em julho de 2022, que as mulheres são as responsáveis pela recuperação do setor de artes marciais na pós-pandemia, com espera de crescimento de 249 milhões de dólares até 2025.

Outro dado pertinente a essa união é a presença maciça do público feminino em competições oficiais. UFC (Ultimate Fighting Championship) inseriu torneio feminino no ano de 2013, opção que culminou no aumento da participação feminina de 4% para 18% em 2020.  A consultoria especializada SportBiz acusou que em 2021 as mulheres editaram 100 duelos, a maior marca do UFC.

Quem pega “carona” com esse interesse das mulheres é o lutador Rony Silva, de 40 anos. Rony é o responsável da escola MTC (Monster Team Combat) House, em Franca. A sua academia de Muai Thay está atualmente com 25 alunas, quantidade que representa 30% do seu lucro.

“Hoje em dia tem crescido muito a procura de mulheres para treinar muay thai. Algumas para perca de peso, competir, alternativa de atividade física ou defesa pessoal. O conselho que eu dou (para iniciante) é procurar um profissional qualificado”, falou Rony em contato com a reportagem do Sport Life.

Três benefícios do Muay Thai para saúde

Rony ainda compartilhou três vantagens do seu esporte preferido para saúde. Confira abaixo:

Disciplina mente e corpo

O caminho do “meio” para muitos é considerado como virtude. Conceito que aplica-se totalmente para quem está envolvido no Muay Thai.

“A disciplina mental é de que tem muita gente, que está treinando e lutando, acha que briga. Não é. Quem treina hoje não briga. Nós levamos esse detalhe para dentro da academia. Há esse preconceito de pensar que quem luta briga. A disciplina corporal é saber que você tem que fazer atividade física para melhorar o seu condicionamento físico”, argumentou.

Coordenação Motora

Quer melhorar nesse ponto? Muay Thai é a boa solução para o crescimento. “Trabalhamos bastante essa parte, porque têm muitas pessoas que não tem tanta coordenação. O treino vai te fazer isso. É a parte do exercício que vai te ajudando. Melhora e pode dizer que é 100%. Isso é fato e já foram feitos vários testes”, garantiu.

Emagrecer

Já experimentou muitos esportes e não sentiu identificação. Então, basta pegar o gosto pelo Muay Thai para perder peso de maneira natural. “Dentro da luta, a perca de peso vem com o treino e sem muita preocupação. O treino é bem intenso e estando focado você perde 900 calorias por treino. Isso foi constatado. O processo de perca de peso acaba sendo mais rápido. Tudo isso voltado com a boa alimentação”, finalizou Rony.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress