24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Moeda mumbuca é tema de webinar de instituto de pesquisa americano

Foto: Divulgação

A moeda social mumbuca será tema de um webinar do instituto de pesquisa americano Jain Family Institute, que acontece a partir das 14h desta sexta-feira (30/06), com apresentação dos resultados de um estudo sobre a política pública implementada há dez anos pela Prefeitura de Maricá. O encontro online terá a participação de Andrea Gama, mestranda em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e autora do relatório de pesquisa sobre a moeda social; Julian Jonker, professor de Estudos Jurídicos e Ética Empresarial na Wharton School da Universidade da Pensilvânia; e Emmanoel Boff, professor de Economia da UFF. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link: http://bit.ly/3NLS052.

O relatório desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa Avaliação da Renda Básica de Maricá, realizado pela UFF em parceria com pesquisadores do Jain Family Institute – uma organização de pesquisa aplicada sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque (EUA) – apresenta Maricá e faz uma análise da moeda mumbuca, implementada na cidade em 2013 com o objetivo de combater a pobreza, a desigualdade social e promover o desenvolvimento local.

A pesquisa aponta que, entre 2018 e agosto de 2020, 46% de todas as mumbucas emitidas permaneceram em Maricá, circulando na forma da moeda social. O estudo mostrou que mais de 25% dos habitantes da cidade usam a moeda social de alguma forma. Os resultados mostram ainda que o programa Renda Básica de Cidadania (RBC), pelo qual é creditado o valor de 200 mumbucas (equivalente a R$ 200), beneficia 42,5 mil moradores. Em abril de 2020, em resposta à pandemia da Covid-19, outro programa de transferência de renda foi implementado na cidade, o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), que beneficiou mais de 20 mil trabalhadores autônomos, microempresários e trabalhadores do setor informar, que tiveram suas atividades econômicas afetadas.

O relatório completo pode ser acessado pelo link: https://share.frnsys.com/mumbuca/.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress