21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Ministério da Sáude promove o Dia “D” de vacinação nacional

O Dia D será uma mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Niterói realiza o Dia D de vacinação contra a Influenza neste sábado
Niterói realiza o Dia D de vacinação contra a Influenza neste sábado
Toda a região metropolitana está promovendo a Campanha do Dia "D" (Foto: Lucas Benevides)

O Ministério da Saúde promove, neste sábado (13), o Dia de Vacinação contra a Influenza. A operação ocorrerá das 8h às 17h, abrangendo todo o Estado. Além unidades de Atenção Primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, a vacinação estará disponível em locais estratégicos, como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings e escolas, onde há maior circulação de pessoas.

A Campanha Nacional contra a Influenza abrange diversos grupos, incluindo povos indígenas, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longa distância, trabalhadores portuários, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, bem como adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sujeitos a medidas socioeducativas.

São Gonçalo realiza Dia de Vacinação contra gripe neste sábado

Apesar disso, a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores. Além dos grupos mencionados acima, a campanha visa atingir principalmente os grupos prioritários, como idosos com 60 anos ou mais, crianças acima de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da área da saúde, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, e professores do ensino básico e superior.

A estratégia do Dia “D” é fundamental para ampliar a cobertura vacinal, principalmente para aqueles que enfrentam dificuldades em comparecer durante a semana. Para receber a vacina, é imprescindível apresentar um documento de identidade com foto, a caderneta de vacinação (se disponível) e uma comprovação de pertencimento ao grupo prioritário, como um laudo médico atualizado ou documento funcional.

Maricá promove Dia “D” de vacinação contra a gripe

A Secretária Municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, ressaltou a importância da participação da população nos postos de vacinação.

“É fundamental que a população compareça a um ponto de vacinação e que os responsáveis levem as crianças para receberem a vacina. O Dia D é mais uma oportunidade de se proteger contra a influenza e evitar casos graves da doença”, afirmou Anamaria.

A lista completa dos grupos prioritários e dos locais de vacinação estará disponível para consulta no site da Secretaria Municipal de Saúde de cada região.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress