19.9 C
São Gonçalo
sábado, abril 20, 2024

Maricarnaval 2024: segundo dia de folia atrai centenas de foliões

Mais de 20 blocos fizeram a alegria de moradores e visitantes em diversos bairros

Leia Mais

O segundo dia do Maricarnaval 2024 aconteceu neste sábado (10/02) com 23 blocos que arrastaram e reuniram os foliões nos quatro distritos da cidade. As principais atrações do dia foram: “Garça da Manhã”, “Barril”, “Boa do Elefantinho”, “Diz que me ama”, “Vem pro neném”, “Guerreiros da Amizade”, “Jacarobloco”, “Samba da Mulher”, “Gaviões de Itaipuaçu”, entre outros, que atraíram adultos e crianças apaixonadas pelo Carnaval.

O prefeito Fabiano Horta marcou presença no bloco “Garças da Manhã”, que se concentrou na Praça Tiradentes, em Araçatiba, e convidou a população para curtir o carnaval de Maricá com muita alegria.

“Maricá vem construindo um referencial de carnaval matinal. Diversos outros blocos estão optando pela manhã como elemento dessa folia. E eu acho que esse é o segredo. Essa beleza do amanhecer, o sol nas pessoas e a segurança dos nossos foliões, independente do horário. A minha dica é: curtir Maricá, cidade de alegria, com responsabilidade. Carnaval é o momento em que todo mundo se encontra, é o momento de afirmarmos a cultura popular do Samba, mas também da responsabilidade, da paz”, disse o prefeito.

Com muita purpurina, arcos, fantasias de todos os personagens e improvisos, os foliões curtiram e se animaram com as cantigas, sambas de roda, cirandas e outras músicas carnavalescas.

Curtindo o bloco Garça da Manhã, a moradora de São José do Imbassaí, Mônica Moreira, reforçou o seu amor pela cidade. “Eu sou apaixonadíssima por Maricá, já moro aqui há algum tempo, mas é a minha primeira vez nos blocos, principalmente nesse da Garça. Estou aqui curtindo com os meus amigos e aproveitando uma boa música. Maricá é meu país, meu país é Maricá, gente!”, declarou a professora universitária.

A moradora do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, Luciana Souza, elogiou a organização da Prefeitura. “É uma paz e tranquilidade. É para as crianças se divertirem com segurança e os pais aproveitarem.  Eu achei super legal, e com certeza voltarei mais vezes. É a primeira de muitas. Limpinho, tudo bem cuidado, organizado, com segurança. Estou adorando”, disse a carioca.

A noite será finalizada com muita música em todos os distritos do município, com baile infantil, blocos e muita animação. Ao todo, serão mais de 120 shows de 40 artistas que estarão distribuídos por 19 palcos que serão montados em diversos pontos de folia da cidade.

Neste domingo (11/02), 23 blocos farão a alegria dos foliões. A animação começa às 8h com o bloco “Sustenta Aí”, em Araçatiba.

Programação segue até o dia 18/02

Os desfiles dos blocos seguirão até o dia 18 de fevereiro. Entre os mais tradicionais estão: “Tromba Nervosa”, Sustenta Aí”, “Sou, mas quem não é?, “Piranhas da 83”, “Gabriela”, “Bororó”, “Me pega no sinal” e “Quem ama chupa”. Além dos blocos, estão previstos bailes infantis, desfiles das escolas de samba e muito mais. Confira aqui.

Ao todo, serão 96 blocos de rua que desfilarão em diferentes bairros e pontos de folia para animar o público, além de bailes infantis para a criançada, desfiles das escolas de samba e atrações musicais com os “Pratas da Casa” em palcos montados em todos os distritos do município.

Bailes e atrações musicais

Entre as principais atrações que vão animar a folia, estão: Sinfônica Ambulante, Banda 10, Samba da Mulher, Rinah, Rodrigo Balla, Boivi, Rickson Maioli, Feijão Balanço, Kontagiô, Tô Kerendo, Jô Borges, Oh Sorte, Jorginho Doug, Thunderock, Vai e Volta, Guga Nandes e a cantora Moniquinha Angelo. Os artistas subirão em palcos montados nos bairros de Centro, Araçatiba, Inoã, Jacaroá, Ponta Negra, Itaipuaçu, Jaconé, Santa Paula, São José do Imbassaí, Parque Nanci, Bambuí, Cordeirinho e Divinéia.

Assim como aconteceu nos anos anteriores, a criançada contará com bailes infantis em quatro locais da cidade: Araçatiba, Ponta Negra, Bambuí e Itaipuaçu. No comando da festa, preparada exclusivamente para os pequenos, estarão os Pratas da Casa: Marianna Cunha, Bruna Mandz, Maiara Coboski e Tatudoemcasa, entre outros.

Desfiles das escolas de samba

O desfile das escolas de samba de Maricá acontecerá na terça-feira de carnaval (13/02) a partir das 20h, na Passarela Adélia Breve (Rua Abreu Rangel, no Centro), em uma realização da Secretaria de Turismo em parceria com a Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (Lacam). O desfile começa com as agremiações que fazem parte do grupo de acesso: Herdeiros de Maricá, Acadêmicos do Caxito e Flor do Imbassaí. Após um breve intervalo, se apresentarão as escolas do grupo especial: Império da Camisa Azul e Branco, Unidos do Saco das Flores, Tradição de Maricá e Inocentes de Maricá.

Esquema especial de transporte para o Maricarnaval 2024

Para garantir o acesso de moradores e turistas aos pontos de folia do Maricarnaval 2024, a Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), preparou uma operação especial com horários extras em 20 linhas dos ônibus entre o sábado 10/02 e a quarta-feira (14/02).

Além dos horários programados, na volta para casa os usuários dos vermelhinhos contarão com o reforço de viagens extras, de acordo com a demanda nos terminais de embarque. Durante o dia, ônibus extras atenderão às demandas adicionais em locais de praia.

Entre os dias 10/02 e 13/02, o ponto de embarque e desembarque das linhas E01, E01A e E02 ficará na Rua Capitão José Caetano de Oliveira, no canal de Ponta Negra.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress