19.8 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Maricá terá maior teleporto da América Latina

O teleporto será o centro de telecomunicações mais importantes da América do Sul, com maior qualidade e acesso ao desenvolvimento tecnológico (Foto: Evelen Gouvêa)

Maricá terá o maior Teleporto da América Latina com 700 satélites 5G, que fará da cidade um polo tecnológico de óleo e gás, gerando empregos e desenvolvimento. A pedra fundamental foi lançada na segunda-feira (14) com a presença de executivos da Telespazio Brasil e representantes da Prefeitura de Maricá e do Governo do Estado.

A cerimônia contou ainda com as presenças do embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello; do cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia; cônsul geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani. A expectativa do grupo Telespazio, subsidiária da Joint Venture Italiana Leonardo e Thales, é que o Teleporto de Maricá entre em funcionamento antes do fim deste ano.

O Teleporto de Maricá terá constelação com cerca de 700 satélites, que será lançada em órbita pela OneWeb, empresa de comunicações via satélite, infraestrutura e serviços. O projeto permitirá acesso à internet de alta velocidade e baixa latência, comunicações de alta segurança para instituições governamentais, defesa, indústrias de petróleo, aviação e navegação, além de empresas de telefonia móvel que trazem 3G, 4G e 5G para todas as partes do Brasil. O lançamento da pedra fundamental acontece dois anos após a assinatura do projeto de Joint Venture entre a Codemar e o grupo italiano em fevereiro de 2020.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress