24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, retornou do recesso escolar nesta terça-feira (1º de agosto) nas 65 unidades da rede municipal de ensino, recebendo cerca de 28 mil alunos. Neste segundo semestre, a Prefeitura segue investindo em tecnologia com aquisição de mesas interativas, com tela touchscreen, que possibilitam a participação dos alunos em jogos pedagógicos. A rede municipal começou recentemente a instalação desses equipamentos, que estarão disponíveis apenas para a educação infantil.

 

No Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Recanto da Amizade, no Bairro da Amizade, foram instalados 20 desses equipamentos que trabalham letramento, números, cor, coordenação motora, noções auditivas, visuais, alfabeto, além de noções da fauna, flora, questões relacionadas à proteção ambiental, cidadania, moradia e alimentação. Na unidade, há 195 crianças, de 2 a 5 anos (Maternal I ao Pré-II).

 

“É com muito orgulho que conseguimos oferecer às nossas crianças equipamentos como esses que trabalham questões tão importantes para sua formação. Tratamos de cidadania, moradia e respeito ao próximo. Além disso, eles estão tendo o primeiro contato com o universo dos números e das letras por meio da tecnologia, o que é uma estratégia didática muito importante. Educação é a base de tudo e não vamos medir esforços para oferecer um ensino de qualidade”, afirmou o secretário de Educação, Márcio Jardim.

 

A diretora da unidade, Ivonete Silveira de Carvalho, disse estar orgulhosa de fazer parte desse processo de investimento tecnológico.

 

“Nós, que não vivenciamos isso na nossa infância, ficamos realizados em proporcionar isso para essas crianças. É motivo de muito orgulho. Esses equipamentos trazem materiais lúdicos e tecnológicos muito necessários para que as crianças aprendam mais rápido”, celebrou Carvalho.

 

Empolgado com a novidade, Pietro Arthur Carvalho, de 6 anos, falou sobre o que mais gostou da mesa. “Achei nota 10. É muito bom aquele jogo de carro porque tem várias cores”, disse sem esconder a empolgação.

 

Antes das novas aquisições, a escola já possuía duas mesas em forma de computador, que tinham a mesma finalidade dos novos aparelhos. Além disso, a unidade também faz uso da tela interativa, entregue há cerca de dois anos quando a Secretaria de Educação adquiriu lousas digitais, kits e laboratórios de robótica, tix-letramento (equipamento usado em salas de recursos para alunos com deficiência, como teclados inclusivos e dispositivos para controle de notebook por piscada de olho –, mesa infantil e de alfabetização, laboratório itinerante, sala maker, entre outros equipamentos.

 

Na mesma escola também são desenvolvidos projetos como oficinas de contação de história, atividades esportivas que trabalham a psicomotricidade, brincadeiras como bandeirinha, amarelinha, recreação infantil, aulas de música e ballet.

 

Pré-Encceja Paulo Freire

 

Na última segunda-feira (31/07), cerca de 200 alunos do projeto Pré-Encceja Paulo Freire retornaram às aulas online e presenciais nos três polos oferecidos: Itaipuaçu, Inoã e Centro. O Pré-Encceja Paulo Freire é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Maricá e tem o objetivo de preparar os alunos, a partir de 18 anos, para o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os alunos estudarão no decorrer do projeto os conteúdos cobrados no exame para nível do Ensino Médio. O curso foi iniciado em 2018 nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu, e já recebeu, ao todo, cinco mil participantes desde o início do projeto.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress