21.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, junho 19, 2024

Maricá inaugura exposição fotográfica “Maricá dos Meus Afetos”

Mostra gratuita estará aberta à visitação até o dia 18 de agosto, na Casa de Cultura, no Centro

ICTIM inaugura exposição fotográfica “Maricá dos Meus Afetos”
ICTIM inaugura exposição fotográfica “Maricá dos Meus Afetos”
A exposição fotográfica "Maricá dos Meus Afetos”, é um resgate de memórias de pessoas comuns, de eventos e de antigas construções da cidade (Foto: Bernardo Gomes)

A Prefeitura de Maricá inaugurou na quarta-feira (29) a exposição fotográfica “Maricá dos Meus Afetos”, um resgate de memórias de pessoas comuns, eventos e antigas construções da cidade. A mostra, realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), estará aberta à visitação gratuita até o dia 18 de agosto na Casa de Cultura/Museu Histórico, no Centro. O evento faz parte das comemorações pelos 210 anos de Maricá, celebrado em 26.

A exposição apresenta 65 fotografias cuidadosamente selecionadas, datadas entre as décadas de 1930 e 1980, que pertencem ao acervo do Museu Histórico de Maricá e são expostas pela primeira vez ao público. As imagens retratam diversos aspectos da cidade, incluindo famílias fundadoras, antigos desfiles cívicos, ruas, casarios, paisagens que não existem mais e eventos como festas da Pesca, da Primavera e carnavais antigos.



continua depois da publicidade



Norma Brum, diretora de Preservação e Incentivo à Casa de Cultura, destacou a importância da exposição: “Para mim, é de grande importância essa exposição porque traz à população um resgate de memórias de pessoas comuns, de eventos, casarios. E fazer isso no aniversário da cidade brinda a todos com história e raiz.”

Blanca Dian, museóloga, afirmou que a exposição é um convite para mergulhar nas memórias e experiências que moldaram Maricá ao longo dos anos: “A exposição nos convida a mergulhar em um universo de memórias e experiências que moldaram nossa cidade ao longo dos anos e nos mostra o desafio dos municípios em equilibrar a modernização com a manutenção da identidade cultural de suas comunidades, para que a cidade continue sendo um espaço de pertencimento e inovação.”

Um momento emocionante da inauguração foi protagonizado por Arlete de Almeida Melo Costa, de 78 anos, que se viu em uma das fotos datada de 1970, ao lado de seu então namorado e futuro marido, o ex-prefeito Odenir Francisco da Costa. “A cidade se desenvolveu muito, muita coisa melhorou. Mas gostava de Maricá antigo. Gostei de me ver na foto e relembrar essa época. Hoje fico feliz quando vou ao mercado e encontro conhecidos, o que é raro”, disse Arlete, ex-professora do historiador Cesar Brum, coordenador das exposições na Casa de Cultura.

A exposição “Maricá dos Meus Afetos” pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 16h30, com entrada gratuita. A Casa de Cultura/Museu Histórico de Maricá está localizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail casadecultura@ictim.com.br.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress